Início São José dos Campos Trip Bike Verão deve reunir mais de 1.000 ciclistas neste domingo em...

Trip Bike Verão deve reunir mais de 1.000 ciclistas neste domingo em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A primeira edição do Trip Bike das Estações 2022 acontecerá neste domingo (6), a partir das 7h, com largada do Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova (região oeste), até a praça Antônio Manzi, em São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira. O Trip Bike de Verão, em sua 21ª edição, terá um percurso de cerca de 54 quilômetros de estrada de terra e asfalto do município, e previsão de reunir mais de 1.000 ciclistas.

O tradicional passeio ciclístico, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, volta a ser promovida após dois anos em razão da paralisação imposta pela pandemia de covid-19.

Não é necessário fazer inscrição, qualquer pessoa pode participar do passeio, gratuitamente, mas é recomendável ter experiência em trilhas de bicicleta, além de ser obrigatório uso de equipamentos de segurança, como capacete e luvas.

Todo o percurso estará sinalizado com placas, mas é preciso ter muita atenção nas descidas, principalmente no trecho antes da Cachoeira do Roncador e logo após a descida da Casinha, nas proximidades do distrito. No retorno para casa, cada participante é responsável por providenciar o próprio transporte, mas não é recomendado utilizar a SP-50 de bike.

Um dos objetivos do evento é oferecer mais uma opção de lazer aos ciclistas da cidade, além de divulgar as belezas naturais da Serra da Mantiqueira. A organização da prova recomenda levar uma garrafa de água para reabastecimento e alimentos leves. Outra orientação é ter uma câmara de ar reserva, para o caso de furar pneu.

Equipe de apoio

Serão mobilizados agentes de trânsito e guardas civis municipais para acompanhar os ciclistas desde a largada no Parque Ribeirão Vermelho até a chegada à praça de São Francisco. A organização do evento montará uma estrutura de apoio aos ciclistas com os seguintes serviços: três ambulâncias distribuídas em todo percurso e um caminhão para recolher bicicletas em caso de problemas.

Serão montados ao longo do percurso três pontos de apoio, localizados no início do bairro Pau de Saia (distribuição de água e banheiros químicos), Estrada das Tábuas (distribuição de água, barra de cereal, banheiros químicos e ambulância) e depois da Cachoeira do Roncador (distribuição de água, banheiros químicos e ambulância). Durante o passeio, os ciclistas devem manter a trilha limpa.

Calendário

O passeio terá mais três edições este ano O Trip Bike Estação Outono será no dia 15 de maio – São Francisco Xavier (Lavras); o Estação Inverno no dia 7 de agosto – São Francisco Xavier (Casinha B) e o Estação Primavera no dia 15 de outubro – Eugênio de Melo (Estação de Trem).

Publicidade