Início Pindamonhangaba Indústria metalúrgica foi a que mais gerou empregos em Pinda em 2021

Indústria metalúrgica foi a que mais gerou empregos em Pinda em 2021

Foto: Reprodução canal oficial da Gerdau
Publicidade

A categoria metalúrgica de Pindamonhangaba teve uma geração de 739 novas vagas de trabalho no ano de 2021. Um balanço foi feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

A categoria foi a que mais gerou empregos na cidade, maior inclusive que todo o setor de Serviços, que gerou 719 novas vagas e engloba diversas categorias, e também que o Comércio, com 535 novas vagas. Ao total, o município gerou 2.049 novos postos de trabalho, de janeiro a dezembro.

A indústria de forma geral teve saldo positivo de 1.084 vagas. Além das fábricas metalúrgicas, houve novas vagas também no ramo químico, produtos alimentícios, entre outros.

De acordo com o sindicato, o destaque está no ramo da siderurgia, de fabricação do aço, que gerou sozinho 401 novas vagas e tem como principais fábricas a Gerdau e GV do Brasil. Outro grande setor que gerou vagas foi o do alumínio, com a Novelis e outras empresas, com 59 novos postos de trabalho.

Também merece destaque o setor de produção de tubos de aço, da Tenaris Confab Tubos, que enfrentou dificuldades, negociou vários acordos para preservar empregos. Hoje não há mais nenhum funcionário com redução de salário e o setor inclusive fechou o ano com saldo positivo de 30 vagas.

Apenas o segmento de estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada apresentou uma queda de 12 vagas, todos os demais tiveram números positivos.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Herivelto Vela, em março do ano passado, a categoria já havia retornado ao nível de emprego pré-pandemia.

“Fico feliz em saber que lá atrás tivemos a participação nos acordos, nas negociações, nas assembleias, acordos que mostram a maturidade do sindicato e hoje a categoria começa a colher frutos positivos. A gente tem uma expectativa positiva para 2022”, disse.

Nesta semana, a Gerdau comemorou cinco anos de criação da Gerdau Summit, de uma parceria feita com um grupo japonês. A Novelis concluiu recentemente um projeto de expansão e a siderúrgica GV do Brasil também tem projeto de expansão para dobrar a produção.

A categoria metalúrgica é a que mais emprega em Pindamonhangaba, hoje com 7.229 trabalhadores.

Publicidade