Início Pindamonhangaba Em Pinda, serviço oferece amparo a atendimento à mulher vítima de violência...

Em Pinda, serviço oferece amparo a atendimento à mulher vítima de violência sexual

(Foto: divulgação/PMP)
Publicidade

O SUS (Sistema Único de Saúde) possui um atendimento específico destinado a mulheres que sofreram violência sexual. Qualquer mulher vítima de violência sexual pode procurar uma unidade de saúde de Pindamonhangaba e comunicar o fato para receber o acolhimento de uma equipe multiprofissional, treinada e especializada.

Durante o atendimento, a mulher só deverá apresentar um documento pessoal e relatar o fato. Mesmo que não haja boletim de ocorrência contra o autor, o atendimento é realizado pela equipe, sempre com sigilo e discrição – protegendo e amparando a mulher.

O tratamento inclui notificação à vigilância, encaminhamento à Saúde da Mulher que, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e setor de Infectologia, realizará a coleta de material para exames, a contracepção de emergência, profilaxia de DST/HIV e comunicação à psicóloga e assistente social da Delegacia da Mulher.

“A vítima dá entrada em uma unidade de saúde, onde será encaminhada para avaliação e triagem de equipe especializada na Saúde da Mulher. Lá será realizado o atendimento e um relatório para subsidiar os procedimentos necessários de amparo à mulher. Da mesma forma, haverá acolhimento na Saúde da Mulher para as vítimas que procurarem a Delegacia da Mulher. É um trabalho em conjunto para amparar a mulher vítima de violência sexual”, explicou a Secretária Adjunta de Saúde, Ana Claudia Macedo.

“A mulher pode procurar uma unidade de saúde e relatar o fato que terá todo o amparo necessário. Destacamos que toda a etapa do serviço é realizada com discrição, com intuito de proteger e dar segurança à mulher. Tanto os profissionais da Secretaria de Saúde quanto da Delegacia da Mulher são bem treinados e instruídos para agirem em situações de violência contra a mulher”, ressaltou Ana Claudia Macedo.

Publicidade