Início Variedades Empreenda com sucesso: 7 habilidades para empreendedores do futuro

Empreenda com sucesso: 7 habilidades para empreendedores do futuro

Imagem: reprodução pixabay.com
Publicidade

O empreendedorismo é o tema da vez entre os brasileiros, em especial após um período conturbado como os últimos dois anos. Não à toa, diversas são as pessoas que se reinventaram profissionalmente, apostando em criar um negócio próprio para prosperar. Do empreendedorismo social ao digital, vários são os tipos disponíveis para quem tem a coragem de se jogar no mercado.

De acordo com o SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o número vem crescendo. Em 2021, eram 20 milhões de empreendedores, responsáveis por quase 30% do PIB brasileiro. Para fazer parte desse grupo, porém, é necessário apresentar algumas habilidades específicas, as quais farão total diferença no sucesso desse projeto.

  1. Foco

O caminho para chegar ao sonho do negócio próprio não é, nem de longe, fácil. Dessa forma, se faz necessário ter muito foco ao empreender, junto à disciplina e a uma coragem gigantesca. Os desafios ao longo dessa jornada são inúmeros, mas um bom planejamento, focado no sucesso e baseado em números, auxilia muito. Dessa forma, ter todos os seus esforços direcionados para esse objetivo é uma valiosa dica. 

Mas, como trabalhar e desenvolver o foco? De acordo com Tallis Gomes, CO-CEO da G4 Educação, um dos caminhos é o esporte, pois  ajuda na concentração e no preparo para empreender. “Walter Robb era CEO da Whole Foods, Brian Moynihan é o CEO do Bank of America e Mark Zuckerberg é o fundador e CEO do Facebook. Os três são empreendedores de muito sucesso, mas suas semelhanças vão além disso: todos têm alguma ligação com o esporte”, afirma.

Tallis usa como exemplo de foco e busca pelo sucesso, Cristiano Ronaldo e Roger Federer, e compara a persistência desses atletas ao universo do empreendedorismo. “Assim como esses e outros esportistas são totalmente focados no sucesso, quem deseja se destacar precisa ter a mesma obstinação. Se eu tivesse desistido quando me falaram que a Easy Taxi devia fracassar, com a alegação de que se a ideia fosse boa, alguém nos Estados Unidos já teria feito, eu não teria conseguido chegar a 35 países em 4 continentes em apenas 4 anos e nem fazer com que ela fosse avaliada em R$ 1 bilhão”, completa.

  1. Criatividade

Além de estar sempre atento ao seu redor, é preciso também ter uma boa dose de criatividade junto a si. As situações e os problemas aparecem com frequência, e somente com essa habilidade você conseguirá superá-los. O empreendedorismo, por si só, é uma arte, a qual deve ter sim muito suor e trabalho. A criatividade e a inspiração, entretanto, são os temperos que trazem sabor a essa receita. 

  1. Organização

Somente em 2021, foram 3,8 milhões de novas empresas abertas no Brasil, o que comprova a competitividade do mercado. Com isso em mente, é simples compreender que a organização não é um diferencial, mas uma obrigação. Em meio a tanta oferta, você precisa se destacar, e contar com um planejamento e um ambiente organizados pode te trazer isso. 

  1. Paciência

O que muitos novos empreendedores não sabem é que o sucesso não surge do dia para a noite. Assim, leva tempo para se estabelecer no mercado e, enfim, trazer resultados para sua empresa. Dito isso, a paciência é uma habilidade de suma importância, já que te permite pensar com mais clareza. Além disso, é um ponto primordial para lidar com todos os seus fornecedores, consumidores e colaboradores.

  1. Resiliência

Se buscar no dicionário, encontrará o significado de resiliência como algo parecido com “a capacidade de se adaptar à má sorte ou às mudanças”. E isso, em um país como o Brasil, em que tudo parece jogar contra você, é um grande diferencial. Como explicado, os desafios serão inúmeros, e por vezes você poderá pensar em desistir. Chegam ao sucesso, porém, aqueles que continuam em frente mesmo com esses obstáculos.

  1. Negociação

Engana-se quem pensa que somente os profissionais de vendas devem saber negociar. Na verdade, o empreendedorismo é feito de negociações, que vão dos clientes aos próprios empregados e parceiros de trabalho. Muitas vezes, antes mesmo de abrir a empresa, é preciso fazer acordos com bancos, parceiros e até mesmo sócios. O dom da comunicação ganha aqui seu merecido destaque.

  1. Liderança

Talvez a parte mais difícil de qualquer jornada como essa não seja chegar ao topo e se estabelecer lá. Incentivar os outros a buscarem o seu sonho é o papel de um líder, que motiva os outros para que todos tenham sucesso. Ainda que não seja uma tarefa simples, é necessária, em especial em momentos de tensão. Com isso, saber liderar é imprescindível para quem busca empreender no mercado atual.

Os desafios do empreendedorismo no Brasil

Infelizmente, o Brasil não se apresenta como um país que auxilia o empreendedorismo de seus cidadãos. Isso não significa, entretanto, que essa seja uma atividade impossível. Os números, por si só, podem comprovar como é possível ter sucesso abrindo sua própria empresa. Contar com as habilidades citadas acima, então, é o diferencial para tirar seus sonhos do papel e alcançar o tão esperado sucesso profissional. 

E aí, gostou de entender mais sobre o empreendedorismo? Aproveite o começo do ano, prepare-se, e busque mais esse objetivo! Para isso, informe-se bastante e não se esqueça do trabalho duro!

Fonte: G4 Educação

Publicidade