A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, iniciou nesta semana a distribuição do Cartão Cesta Básica – Programa Mesa Taubaté aos munícipes atendidos pelo Programa Municipal de Transferência de Renda Básica.
As entregas acontecerão em mais de 30 bairros, de acordo com um cronograma estabelecido, com dias e horários pré-definidos e divulgados anteriormente.
A iniciativa vai injetar na economia da cidade cerca de R$850 mil reais por mês e tem como objetivo garantir maior autonomia da hora das compras, possibilitando que os beneficiários escolham produtos que melhor atendam as suas necessidades.
É importante ressaltar que a Prefeitura estuda a possibilidade de aumentar o valor repassado, tanto a munícipes quanto a servidores, e busca recursos que viabilizem o aumento do benefício.
Os cartões entregues já estão com o crédito disponível e desbloqueados. As próximas recargas serão feitas automaticamente no 5º dia útil de cada mês para os munícipes beneficiados pelo Programa; e no dia 10 de cada mês para os servidores.
O saldo do cartão é cumulativo. No ato da entrega do cartão, os munícipes recebem também o login, a senha de acesso ao aplicativo e a senha para realizar as compras.
A empresa responsável pela administração do cartão estuda a possibilidade de
incluir algumas redes de supermercados, e para isso está em negociação com esses estabelecimentos.
A expectativa é que até o mês de fevereiro 150 estabelecimentos comerciais estejam credenciados.
Os munícipes também podem sugerir a inserção de novos estabelecimentos comerciais para serem credenciados, para isso é necessário enviar uma mensagem de texto para o número que consta no verso do cartão, com o nome e o endereço do estabelecimento sugerido. Para serem credenciados, os comércios precisam ter CNPJ registrado em Taubaté e ser somente do setor alimentício.
As taxas referentes à utilização do cartão já estão acordadas com os comércios credenciados e por esse motivo nenhuma taxa a mais poderá ser cobrada. Esses casos devem ser denunciados para a empresa administradora do cartão.
A rede credenciada pode ser consultada através do site www.mesataubate.com.br; através do telefone (11) 94571-1989, que também é whatsapp, das 8h às 18h; ou se preferir poderá comparecer na sede da empresa administradora do cartão “Mesa Taubaté” que fica na Rua Barão da Pedra Negra, nº 500, sala 27, centro.
Outras informações podem ser obtidas pelos mesmos canais de comunicação citados anteriormente.