Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba inaugura nova estátua do João do Pulo

Pindamonhangaba inaugura nova estátua do João do Pulo

(Foto: divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura na próxima segunda-feira (10) o novo monumento em homenagem ao saudoso atleta campeão João Carlos de Oliveira, “João do Pulo”. A nova estátua foi produzida pelo artista Hugo Lukas e será instalada na rotatória que leva o nome do atleta, na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Publicidade

A antiga homenagem, instalada na rotatória em 2002 e produzida pelo artista Sandro Lisardo, conhecido como Lizar, foi direcionada para o Centro Esportivo do município, que leva o nome do atleta.

Foto da antiga estátua, que foi direcionada para o Centro Esportivo João do Pulo (Foto: divulgação/PMP)

O evento inaugural do novo monumento será realizado às 19 horas e toda a população está sendo convidada a participar, bem como os familiares e amigos do atleta, esportistas e adeptos do atletismo e autoridades do município.

A rotatória passou por uma remodelação para atender a nova demanda. “O monumento pedia algo mais sútil e integrado em seu entorno, afim de valorizar essa arte mais realista, que de fato representa o atleta”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco. A estátua terá 8 metros de altura e foi construída em fibra de vidro e estrutura metálica. A pintura final promoveu um acabamento perfeito.

A rotatória João Carlos de Oliveira “João do Pulo” foi implantada em 2002 e o novo monumento atende um pedido da população e dos familiares do atleta, que estiveram na cidade em julho de 2020, ressaltando a importância de um símbolo que representasse melhor a grandeza e o nome do atleta.

Em novembro de 2021, a Prefeitura ganhou um monumento produzido por artista do município, sem custos aos cofres públicos, e que retratava através de uma arte naturalista a imagem do salto que imortalizou sua gloriosa carreira. Ouvindo a opinião popular, o prefeito Dr. Isael Domingues determinou novos estudos para a concepção de um novo monumento e projeto, que também foi recebido como doação ao município.

“Sempre conversamos com os familiares, amantes do atletismo e amigos do João do Pulo e agora estamos cumprindo nossa palavra de implantar um novo monumento, uma verdadeira homenagem ao nosso saudoso atleta. O monumento anterior, que também é uma obra de arte e que merece nosso respeito foi direcionado para o Centro Esportivo João do Pulo”, explicou o prefeito.

Quem foi o atleta João do Pulo
João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância.

João do Pulo participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e de 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira. Com o final de sua participação esportiva, João do Pulo ingressou na política e elegeu-se Deputado Estadual por duas legislaturas: em 1986, com 24 mil votos e depois reeleito em 1990, com mais de 33 mil votos. Faleceu aos 45 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

Sobre o artista

Hugo Lukas, espanhol de Barcelona, criado em Santos (SP) e residente em Lagoinha (SP) é o responsável pela nova estátua do João do Pulo. Hugo estudou desenho na Escola de Artes e Ofícios de Zamora (Espanha) e teve como seus mestres os grandes artistas espanhóis Pedrero e Luiz Garcia Jorge.

No Brasil, realizou algumas obras públicas como a Estátua do Pelé, localizada na Praça do Rei e o Monumento ao Boxe, em homenagem aos três campeões mundiais Acelino Popó, Miguel de Oliveira e Eder Jofre, localizado no ginásio Arena, ambos trabalhos em Santos.

O artista ainda desenvolveu a estátua de Milton Teixeira, o busto do Padre Osmar (Lagoinha) e a estátua do Juca Teles (São Luiz do Paraitinga). Atualmente, em seu ateliê na cidade de Lagoinha, está trabalhando com 10 estátuas em bronze fundido do Pelé para um evento futuro e finalizando outro trabalho para Santo Antônio do Pinhal.