Início São José dos Campos Novo Copom é inaugurado em São José dos Campos

Novo Copom é inaugurado em São José dos Campos

Foto: Divulgação
Publicidade

O novo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos foi inaugurado nesta quinta-feira (6), em cerimônia no Comando de Policiamento do Interior (CPI-1), na região central.

Participaram da cerimônia o governador do Estado, João Dória, além de autoridades de São José e da região. O novo centro de recebimento de ocorrências vai atender as 39 cidades  da RMVale. O investimento total foi de R$ 22 milhões.

Com o novo Copom, o atendimento do sistema 190 passa a contar com o serviço de uma empresa contratada que emprega 35 atendentes civis em turnos de serviço, atuando junto com os policiais. O despacho das ocorrências continua sendo feito pela PM.

“O Copom Regional foi reestruturado e modernizado para fazer jus à grandeza da nossa região e trabalha de forma integrada, com compartilhamento de dados, que permite agilidade no direcionamento de ocorrências, com ações conjuntas e com eficiência”, afirmou o comandante do CPI-1, coronel Dinael Carlos Martins.

O apoio à implantação do novo Copom e a construção do alojamento do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) pela Prefeitura de São José dos Campos integram o Plano de Gestão 2021-2024. 

São José Unida

Em São José, o novo Copom trabalhará integrado com o CSI (Centro de Segurança e Inteligência). O CPI-1 já possui uma mini central fornecida pela Prefeitura, para acesso em tempo real das imagens captadas pelas câmeras inteligentes e com reconhecimento facial do CSI. 

Com a integração das forças de segurança no programa São José Unida, a cidade tem registrado os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos.

Fazem parte do São José Unida a GCM (Guarda Civil Municipal), DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Publicidade