Início São José dos Campos Federação e PM decidem por divisão de torcidas em jogos da Copinha...

Federação e PM decidem por divisão de torcidas em jogos da Copinha em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

Representantes da Federação Paulista de Futebol, da Polícia Militar e da Prefeitura de São José dos Campos se reuniram na tarde desta quarta-feira (5) para alinhar a questão do acesso e segurança dos torcedores nos próximos dois jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior no estádio Martins Pereira, que serão realizados nos próximos dias 7 (sexta-feira) e 10 de janeiro (segunda).

Após uma avaliação dos acontecimentos ocorridos na rodada de estreia da competição, na noite de terça-feira (4), em que torcedores do Corinthians pressionaram os portões e invadiram o estádio, a Federação Paulista de Futebol, organizadora do evento, e a Polícia Militar decidiram que, para garantir a segurança de todos, a partir do próximo jogo haverá divisão de torcidas.

As torcidas organizadas do São José terão acesso exclusivo pelo portão 5 e ficarão concentradas naquele setor. Já as torcidas organizadas do Corinthians e os demais torcedores entrarão pelo portão principal e poderão ocupar os outros setores do estádio. A saída dos torcedores se dará pelos mesmos portões.

De acordo com a federação, a decisão se deve em razão do maior número de torcedores corintianos, já que na primeira partida cerca de 30 ônibus de torcidas organizadas do clube vieram de São Paulo e cidades vizinhas, provocando atrasos na fiscalização dos protocolos sanitários e na revista por parte da Polícia Militar, que é praxe em qualquer evento esportivo.

Também ficou definido que os portões do estádio serão abertos uma hora antes do início do primeiro jogo e permanecerão assim até o final da rodada dupla, para otimizar o fluxo de acesso ao local.

Vias interditadas

Outra medida anunciada é o fechamento de três vias ao redor do estádio, duas horas antes do início da rodada: as ruas Martins Pereira, Ana Gonçalves da Cunha e Pedro Pinto da Cunha Filho, para proporcionar um melhor fluxo de pessoas e controle por parte da PM. Só poderão transitar pelo local os veículos oficiais ou autorizados e de imprensa. O controle será feito por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Também será estabelecido um bolsão de estacionamento exclusivo para os ônibus de torcidas organizadas do Corinthians nas proximidades do estádio, que será previamente anunciado. Continua proibida a presença de vendedores ambulantes.

Fiscalização

A Prefeitura manterá no local suas equipes de fiscalização e controle sanitário, conforme determina o Plano São Paulo de combate à covid-19, exigindo dos torcedores o comprovante de vacinação das duas doses ou dose única. Caso tenha somente a primeira dose da vacina, deverá ser apresentado o resultado negativo do teste PCR realizado até 48 horas antes do jogo ou resultado negativo de teste antígeno com até 24 horas de antecedência.

A mesma regra do teste PCR ou antígeno vale para os torcedores não elegíveis no sistema de vacinação, como as crianças menores de 11 anos. No interior do estádio é obrigatório o uso de máscara.

Como não haverá exigência de apresentação de ingresso físico para acesso ao estádio, o controle do público será feito pela Polícia Miliar, que poderá limitar o número de torcedores de acordo com a capacidade do estádio para evitar aglomeração.

A segunda rodada nesta sexta-feira terá o São José enfrentando o Resende-RJ às 19h30 e o River-PI jogando contra o Corinthians às 21h45. Na terceira rodada, no dia 10, segunda-feira, jogam Resende-RJ x River-PI, às 17h45, e São José x Corinthians, às 20h.

Publicidade