Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pinda assina contrato para segunda fase das obras do Cemitério...

Prefeitura de Pinda assina contrato para segunda fase das obras do Cemitério de Moreira César

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba assinou, no último dia 9 de dezembro, o contrato com a empresa que irá executar a segunda etapa da construção do Cemitério de Moreira César.

Com investimento estimado em R$ 2,6 milhões, a nova etapa será construída pela empresa Multivale Construtora Ltda e prevê a execução de todo sistema de decomposição aeróbica assistida por calor e baixa pressão. O prazo de execução da segunda fase é de oito meses e a Prefeitura estima que até o final de 2022 o empreendimento seja entregue para a população.

Foto: Divulgação/PMP

O novo cemitério municipal da cidade tem um espaço de 6.900m² e a primeira etapa da obra está chegando ao final com investimento de R$ 1,4 milhão sendo realizado pela construtora Convale, que contempla quatro salas de velório, área administrativa, sanitários e cozinha, totalizando 437m² de área construída, que será fechada com gradil.

Com a nova fase, o cemitério receberá uma área de aproximadamente 900m² com seis blocos, onde serão instalados lóculos pré-fabricados, com capacidade de 272 lóculos por bloco, totalizando 1792 espaços para as sepulturas modernas, no padrão do cemitério ecológico vertical.

“A área de implantação havia sido desapropriada para esta finalidade e no final de 2019, com a assinatura do contrato, foi possível dar início a esta importante obra de prestação de serviço e que nossa secretaria vem acompanhando”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.

Ao término da segunda fase, o município contará com um espaço de prestação de serviço acolhedor, moderno e organizado para que a população possa utilizar no momento da dor e perda de um ente querido. O novo cemitério está localizado ao final da avenida Nilceia Aparecida Borges de Freitas, no Laerte Assunção.

“Vamos trabalhar com filtro inativador de gases, onde a decomposição será por sistema anaeróbico, e não haverá formação do necro-chorume na sua intensidade, que causa a contaminação do solo. Além disso, os lóculos são feitos em material pré-moldado e impermeabilizado, diminuindo o período de decomposição, dentro da concepção de cemitério ecológico”, afirmou a secretária.

O único cemitério municipal de Pindamonhangaba, localizado na Av. Vol. Vitoriano Borges, completou 157 anos de existência no último mês de outubro e está com sua capacidade de sepulturas exaurida.

O vice-prefeito Ricardo Piorino ressaltou que a construção do cemitério é um serviço de utilidade pública, muito necessário para atender a demanda reprimida pois temos o atual cemitério municipal superlotado. “Minha secretaria é responsável pela administração de cemitérios e hoje estamos com uma grande limitação de jazigos”, explicou.

O prefeito Isael Domingues afirmou que essa obra é um compromisso que a administração tinha com a população do Distrito, que a aguardava há décadas. “Em nosso governo, Moreira César vem ganhando autonomia com a entrega de equipamentos públicos que melhoram a qualidade de vida da população como UPA, SAMU, Vila dos Afetos, rodoviária, farmácia, fisioterapia, coleta de exames e agora o cemitério”, ressaltou Dr. Isael.

Publicidade