Início Variedades Dicas para tornar o processo de decisão mais tranquilo

Dicas para tornar o processo de decisão mais tranquilo

(Imagem ilustrativa - divulgação/internet)

Agora você já entende como é desenvolvido o processo de decisão, desde a identificação do problema até a avaliação da escolha em definitivo. Porém, falta descobrir como fazer esse sistema funcionar da melhor forma possível. Para que você consiga fazer isso, selecionamos quatro dicas efetivas.

Publicidade

Trabalhe sempre com planejamento estratégico

Definir objetivos de médio e longo prazo, fazer análise de mercado, ter em mente qual é a missão e visão do negócio, entre outras coisas são exemplos do que compõe o planejamento estratégico.

Cada um desses pontos ajuda o gestor e o empresário a ter uma visão clara da companhia da qual atua, olhando-a tanto de forma interna quanto posicionada dentro da sociedade.

Esse conhecimento aprofundado ajuda em qualquer processo de tomada de decisão, pois garante uma perspectiva sólida sobre o futuro do empreendimento.

Defina indicadores para monitorar resultados

Lembra-se do que comentamos sobre avaliar o resultado da decisão tomada? Pois bem, isso não é feito de forma aleatória ou baseada em achismos. Você precisa lidar com indicadores para verificar em termos práticos como a sua escolha está afetando o andamento da organização.

Esses indicadores podem variar de companhia para companhia e dos objetivos de análise definidos. Isso quer dizer que podem existir dados voltados para finanças, desempenho de equipes ou mesmo relacionados com processos de produção.

Faça uso da tecnologia

A tecnologia pode ajudar e muito todo processo de decisão. Sendo assim, aposte em sistemas de gestão como o CRM e em softwares que arquivam e minerem dados. Desse modo, será muito mais simples entender a situação atual da empresa, fazer projeções futuras e tomar a melhor decisão para um problema específico.

Além dessas questões, a tecnologia economiza tempo e atualiza todos os dados que você precisa em tempo real, fazendo cálculos com precisão e integrando toda a informação do negócio.

Invista em consultorias

O processo de consultoria é muito produtivo para um companhia, afinal o profissional externo consegue avaliar a situação do negócio com total isenção, além de ter um know how em uma área que nem sempre o empresário domina com perfeição.

A consultoria é especialmente importante no momento de diagnosticar o problema que a empresa apresenta. Afinal, nem sempre este é de fácil visualização ou é resultado de uma série de processos integrados que os gestores não conseguem identificar por completo, o que dificulta  a proposta de soluções e, consequentemente, uma boa decisão.

Quais as vantagens?

Certo, eu já sei como melhorar o processo decisório dentro da minha empresa, mas quais são os resultados efetivos que isso vai proporcionar? Essa é uma dúvida muito comum, por isso resolvemos apresentar duas grandes vantagens de conhecer e fazer uso das etapas que envolvem o momento da decisão.

Crescimento do negócio

Uma boa decisão é fator essencial para o crescimento de um negócio. E mais, para identificar o ritmo em que esse negócio irá se desenvolver. Afinal, cada escolha que você fizer terá impactos sobre a equipe, o setor financeiro, os consumidores e tantas outras áreas da companhia.

Você já parou para pensar que novo produto sua empresa pode lançar para melhorar a posição que possui no mercado? Ou qual a melhor campanha de marketing para atrair novos clientes? Qual o melhor investimento atual para ter retornos no futuro: será que é a compra de um novo equipamento, seja à vista ou em parcelas em seu cartão pj, a abertura de uma nova loja ou a liberação de vendas pela internet?

A decisão tomada em cada um desses questionamentos fará a empresa crescer ou regredir no mercado. Então, sempre analise com cuidado cada uma das escolhas a serem feitas com base em tudo o que explicamos anteriormente.

Aumento da competitividade

Boas decisões fazem com que uma companhia destaque-se perante as demais do mesmo ramo. Em contrapartida, decisões equivocadas podem afetar de forma impactante sua marca e posição dentro de um setor.

Por isso, cada uma das suas escolhas precisa trabalhar com métricas e indicadores, levando em conta projeções e a resolução do problema identificado. Para fazer isso, invista na análise SWOT. Por meio dela, será possível avaliar todos os pontos fortes que um empreendimento possui, bem como suas fraquezas, que precisam ser melhoradas.

Dois outros pontos importantes da análise relacionam-se com os fatores externos à organização. Afinal, ela avalia as ameaças que o mercado apresenta e que precisam ser levadas em conta em qualquer decisão ou projeção. Também leva em conta as oportunidades que o mercado dispõe.

Essas oportunidades podem ser vistas, ainda, com desafios com os quais a empresa precisa lidar. Um exemplo atual é o uso das redes sociais para atrair e se relacionar com clientes.

Dependendo da companhia em questão, esse cenário pode ser uma ótima chance de criar campanhas de marketing mais baratas e efetivas. Ao mesmo tempo, também pode ser um desafio para empresas tradicionais que estão habituadas a realizar projetos apenas na televisão ou nos jornais impressos.

Banco de dados e o processo de decisão

Todo processo de decisão é feito com base em dados e informações sobre a própria organização ou sobre o mercado onde ela atua. Isso você já deve ter notado ao longo do texto. Por isso, resolvemos reformar a importância dos bancos de dados na hora de fazer uma escolha de negócios.

É útil investir em um bom banco de dados dentro da sua companhia, assim você tem acesso ao conteúdo que precisa para fazer suas análises e chegar a uma decisão sólida e bem construída. Algo essencial para quem busca tomar boas decisões.

O processo de decisão a distância

Muitas vezes, você precisa tomar decisões sobre uma situação que não está vivenciando na prática. Isso ocorre muito quando você gerencia várias filiais de uma empresa, por exemplo. Ou seja, você não está todos os dias trabalhando em cada uma das filiais para perceber de forma mais intensa os problemas que estão ocorrendo.

Dentro desse cenário, como deve ser feito o processo de decisão, então? É aqui que entra, ainda mais forte, a importância da tecnologia. Afinal de contas, os sistemas de dados integrados facilitam o processo de decisório, pois de qualquer lugar do mundo é possível ter acesso a informações detalhadas da empresa.

Bem, chegamos ao fim do artigo de hoje. Como deu para notar, este foi um texto detalhado sobre o processo de decisão e tudo o que envolve suas etapas, monitoramento de resultados e crescimento empresarial.

Esperamos que agora todo momento decisório que você vivenciar na empresa seja muito mais consciente e renda frutos positivos para o negócio.