Início Pindamonhangaba Pinda recebe doação e inicia instalação de 472 luminárias LED para revitalizar...

Pinda recebe doação e inicia instalação de 472 luminárias LED para revitalizar iluminação pública

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba inicia, nesta semana, a substituição de 472 luminárias de vapor de sódio por nova tecnologia LED, potência 100W, em diversos pontos da cidade. A ação dá prosseguimento ao programa de modernização do parque de iluminação do município.

Na manhã desta terça-feira (7), o prefeito Dr. Isael Domingues esteve presente na sede da Secretaria de Governo e Serviços Públicos acompanhando a chegada do material juntamente com o secretário em exercício, eng. José Antônio Ferreira Filho e com o supervisor Celso Marçal “Taubaté”.

Neste primeiro momento, a Prefeitura está contando com a parceria junto à empresa de distribuição de energia EDP, que investiu R$ 523 mil para a troca dessas lâmpadas em 29 ruas e avenidas principais do município.

Foto: Divulgação/PMP

O projeto de Pindamonhangaba foi contemplado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP, que ao todo investirá R$ 4 milhões em outros cinco projetos na área de concessão.

O objetivo é incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica e contribuir para transformar os espaços em mais sustentáveis, com a redução do consumo de energia. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção para as instituições, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, além de contribuir para melhor qualidade das instalações elétricas.

“Recebemos hoje as primeiras luminárias e já vamos iniciar a instalação, que faz parte de uma grande agenda de ações que Pindamonhangaba está realizando. Já estamos trabalhando também no lançamento de um termo de referência que possibilitará a troca de todos os pontos de iluminação da cidade”, afirmou o secretário eng. José Antônio.

Segundo o prefeito, tornar a iluminação pública da cidade mais eficiente é uma grande meta da atual gestão. “Queremos agradecer à empresa EDP por esse apoio importante e ao mesmo tempo informar nossa população que estamos definindo uma modelagem que busca substituir todas as 27 mil luminárias por LED. Nossa preocupação é alinhar a qualidade das luminárias, que tenham durabilidade e eficiência energética e ao mesmo tempo que seja um projeto com alta economicidade para os cofres públicos”, afirmou Isael.

Pindamonhangaba está focada em realizar projetos que demonstrem o compromisso do poder público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado a diversas ações da Prefeitura para desenvolver gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.

Publicidade