Início São José dos Campos Vicentina Aranha será atração do City Tour deste sábado em São José...

Vicentina Aranha será atração do City Tour deste sábado em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

O Parque Vicentina Aranha será a atração do City Tour programado para este sábado (20) em São José dos Campos. Moradores e turistas poderão conhecer melhor a história do antigo sanatório através de uma visita guiada a partir das 9h.

O passeio é gratuito e inclui no roteiro uma visita ao Memorial do Padre Rodolfo Komorek, reaberto ao público no início de outubro depois de obras de restauração.

No espaço, os visitantes poderão conhecer o quarto onde o sacerdote ficou internado e veio a falecer em dezembro de 1949.

Além do Memorial do Padre Rodolfo, os participantes irão fazer uma visita interna a algumas atrações do Vicentina Aranha, além de uma trilha guiada pelos bosques do parque.

Locais que se encontram em obras de restauração, como o Pavilhão Central, serão visitados apenas externamente.

Retomada

 O City Tour vem sendo retomado pela Prefeitura de São José dos Campos gradativamente após o período mais crítico da pandemia e vem agradando aos participantes.

 A professora Rita de Cássia da Silva já participou de quatro roteiros diferentes e afirma que achou todos “maravilhosos”.

“São passeios muito bem planejados, as guias turísticas são simpáticas e atenciosas com todos os participantes e transmitem com muita clareza a história da nossa linda cidade, pois tem grande conhecimento sobre a mesma”, disse Rita.

A visita ao Vicentina Aranha, atração deste sábado, é um dos seus preferidos.

“Um dos roteiros que mais gostei foi a visita guiada ao Vicentina Aranha onde pude conhecer a história deste importante patrimônio para nossa cidade, adentrar as dependências do prédio e compreender sua importância na fase senatorial, onde as pessoas vinham aqui tratar a tuberculose”.

Inscrições

As inscrições para a visita guiada são gratuitas e podem ser feitas pela Central 156 ou pelo e-mail: turismo@sjc.sp.gov.br até sexta-feira (19), às 14h.

Serão formados grupos de até 15 pessoas para a visita. Todas os protocolos sanitários de combate à Covid-19 estão sendo seguidos.

 O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.

Publicidade