O Parque Vicentina Aranha será a atração do City Tour programado para este sábado (20) em São José dos Campos. Moradores e turistas poderão conhecer melhor a história do antigo sanatório através de uma visita guiada a partir das 9h.
O passeio é gratuito e inclui no roteiro uma visita ao Memorial do Padre Rodolfo Komorek, reaberto ao público no início de outubro depois de obras de restauração.
No espaço, os visitantes poderão conhecer o quarto onde o sacerdote ficou internado e veio a falecer em dezembro de 1949.
Além do Memorial do Padre Rodolfo, os participantes irão fazer uma visita interna a algumas atrações do Vicentina Aranha, além de uma trilha guiada pelos bosques do parque.
Locais que se encontram em obras de restauração, como o Pavilhão Central, serão visitados apenas externamente.
Retomada
O City Tour vem sendo retomado pela Prefeitura de São José dos Campos gradativamente após o período mais crítico da pandemia e vem agradando aos participantes.
A professora Rita de Cássia da Silva já participou de quatro roteiros diferentes e afirma que achou todos “maravilhosos”.
“São passeios muito bem planejados, as guias turísticas são simpáticas e atenciosas com todos os participantes e transmitem com muita clareza a história da nossa linda cidade, pois tem grande conhecimento sobre a mesma”, disse Rita.
A visita ao Vicentina Aranha, atração deste sábado, é um dos seus preferidos.
“Um dos roteiros que mais gostei foi a visita guiada ao Vicentina Aranha onde pude conhecer a história deste importante patrimônio para nossa cidade, adentrar as dependências do prédio e compreender sua importância na fase senatorial, onde as pessoas vinham aqui tratar a tuberculose”.
Inscrições
As inscrições para a visita guiada são gratuitas e podem ser feitas pela Central 156 ou pelo e-mail: turismo@sjc.sp.gov.br até sexta-feira (19), às 14h.
Serão formados grupos de até 15 pessoas para a visita. Todas os protocolos sanitários de combate à Covid-19 estão sendo seguidos.
O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.
Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.