Início Variedades Camaleão Grupo de Dança promove a estreia oficial do espetáculo “Veias Abertas”...

Camaleão Grupo de Dança promove a estreia oficial do espetáculo “Veias Abertas” em Barra do Guaicuí

Foto: Elio Domingos
Publicidade

Criado a partir de um extenso trabalho de pesquisa junto às comunidades de três cidades localizadas às margens do Rio das Velhas, “Veias Abertas” é um espetáculo que levanta reflexões acerca da saúde dos rios e os impactos na vida das pessoas. A estreia ocorre neste sábado (06/11), em Barra de Guaicuí, em um palco flutuante instalado no Rio das Velhas.

O Camaleão Grupo de Dança sempre fez questão de levar para as obras as inquietações trazidas pelos integrantes e criadores. Em algumas montagens, elas podem aparecer como inspiração, provocações, como recursos plásticos, mas sempre como um convite para a reflexão e a sensibilização do público para temas considerados urgentes.

E na concepção deste novo espetáculo do grupo a proposta não foi diferente. “Veias Abertas” é um trabalho inédito no qual a proposta do grupo foi trazer um olhar para as águas, buscando levantar uma discussão sobre a saúde dos rios e o impacto disso em nossas vidas. O personagem principal é o Rio da Velhas, que foi escolhido por ser o principal abastecedor de água potável da capital mineira.  “Nesse caso entendemos que vai além de uma questão ambiental, mas de autocuidado, de qualidade de vida dentro e fora de nós. Ou seja, propomos uma reflexão sobre as águas, de como elas interferem e estão diretamente relacionadas com o processo de cuidar de nós mesmos, do nosso entorno, do ambiente, da nossa casa… do planeta”, aponta Marjorie Quast, fundadora e diretora do grupo.

“Veias Abertas” é um projeto bastante audacioso e precisou sofrer várias adaptações durante a pandemia para ser desenvolvido, resultando na concepção da montagem que poderá ser conferida agora pelo público.

O espetáculo, que poderá ser conferido pelo público presencialmente neste sábado, será apresentado em um palco flutuante instalado às margens do rio das Velhas. “O Camaleão tinha um sonho antigo de realizar este trabalho. Um movimento que percorre as águas, as montanhas, a terra, as comunidades e a nossa história. Esta montagem viabiliza a discussão proposta de forma tocante, poética e muito sensível, provocando uma série de reflexões no público”, destaca Inês Amaral, diretora artística do Camaleão Grupo de Dança.

A obra foi concebida a partir de um extenso trabalho de pesquisa desenvolvido a partir de uma expedição,  em novembro de 2019, onde os integrantes do grupo tiveram contato com as comunidades locais, pescadores, diretores das Escolas Estaduais, representantes dos movimentos culturais de três cidades banhadas pelo rio (Lassance, Várzea da Palma e Barra do Guaicuí), todas localizadas na região conhecida como baixo Rio das Velhas. Nesta parte, a navegação só é possível durante em algumas épocas do ano. Em 2020, já durante a pandemia, o Camaleão Grupo de Dança iniciou um processo de estruturação da montagem, realizado em formato online, mas desde o início a intenção era fazer essa estreia em um palco flutuante. Esta fase de concepção compreendeu a realização de uma série de pesquisas, além de oficinas com a comunidade das três cidades. Ao final deste processo, o grupo promoveu a 2ª Expedição na região baixo Rio das Velhas, para a realização das filmagens de uma Videodança, que foi apresentada na última edição da Virada Cultural de Belo Horizonte.

Foto: Elio Domingos

Sobre o Camaleão Grupo de Dança

@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca

O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA tem 3 anos de história e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 20 montagens assinadas por 13 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.

::SERVIÇO::

Estreia espetáculo “Veias Abertas” – Camaleão Grupo de Dança

Data: 06/11 – sábado

Horário: 16h

Local: ao lado da Igreja de Pedras Senhor Bom Jesus do Matozinhos, em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma.

Gratuito

Publicidade