Início São José dos Campos São José dos Campos gera mais de 10 mil empregos nos últimos...

São José dos Campos gera mais de 10 mil empregos nos últimos 12 meses

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

São José dos Campos chegou a 10.425 empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo o Caged, o saldo positivo de empregos em setembro foi de 1.055 novas vagas geradas na cidade. Se consideramos os nove primeiros meses de 2021, São José chegou a 7.108 novos postos de trabalho no período.

O saldo positivo de empregos aconteceu pelo 9º mês consecutivo. Os números em conjunto com outros indicadores positivos demonstram a consolidação da retomada econômica no município.

Segundo a metodologia do Novo Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

A geração de empregos com carteira assinada em São José vem sendo puxada principalmente pelos setores de serviços e pelo comércio nos últimos meses.

No mês de setembro, a indústria também apareceu com destaque registrando saldo positivo de 233 vagas, atrás do setor de serviços com 452 postos de trabalho.

O saldo positivo no comércio foi de 227 vagas e da construção civil, 145.

Capacitação

Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

O resultado é um esforço da Prefeitura para capacitação e qualificação de trabalhadores para a retomada da economia no período pós-pandemia.

 A ampliação das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância).

Saldo de empregos em 2021

Janeiro = 9

Fevereiro = 1.453

Março = 460

Abril = 36

Maio = 924

Junho = 635

Julho = 966

Agosto = 1.570

Setembro = 1.055

Fonte: Caged

Publicidade