Início Pindamonhangaba Premiação celebra Cultura de Pindamonhangaba

Premiação celebra Cultura de Pindamonhangaba

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, na terça-feira (19) uma premiação dupla, uma verdadeira celebração à Cultura de Pindamonhangaba, voltada às pessoas que fazem e fizeram a diferença em nossa cidade. Autoridades municipais se reuniram no Palacete 10 de Julho para premiar os vencedores do Prêmio Mestre Cultura Viva e do 8º Festival de Música da Juventude.

Estiveram presentes no evento o prefeito Dr. Isael Domingues; vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino; vice-presidente da Câmara Norbertinho; secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma; secretário de Cultura e Turismo em exercício, Ricardo Flores; diretora de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes; vereadores Gilson Nagrin e Felipe Guimarães, da comissão de Cultura da Câmara; e vereadores Rogério e Julinho Car; além da presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães, e da representante do Conselho Municipal de Cultura, Márcia Oliveira.

Mestres da Cultura Viva 2021
O edital do Prêmio Mestre Cultura Viva de Pindamonhangaba busca instituir uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade cultural da sua população por meio de reconhecimento político, econômico e sócio cultural daquelas pessoas acima de 60 anos consideradas por sua comunidade mestres de tradição oral.

Este prêmio é parte integrante das estratégias de ações previstas no Plano Nacional de Cultura, na Lei Orgânica Municipal, no Sistema Municipal de Cultura e no Plano Municipal de Cultura, que propõem a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, por meios de mecanismos de reconhecimento formal dos mestres populares e circulação de seus saberes.

Foto: Divulgação/PMP

A comissão julgadora deste ano foi formada por: Ana Beatriz Borrego, Elda Varanda Dunley e Pércila Marcia da Silva.
Vencedores:

  • Antonio José Azeredo Salgado, “Nena da Viola” – Mestre Compositor, Violeiro, Percussionista e Contador de Causos.
  • Benedito Marcelino “Cebola” – Mestre do Artesanato em Lata
  • Jarbas da Silva – Mestre Marceneiro
  • Luís Carlos Cardoso “Cardosão” – Mestre Criador e Responsável pelo Domingão Sertanejo
  • Solange Augusto Verol Nogueira – Mestre Artesã em Fuxico
Foto: Divulgação/PMP

Festival de Música da Juventude
O 8º Festival de Música da Juventude foi criado pela Prefeitura de Pindamonhangaba para incentivar a música entre os jovens, revelar novos talentos e promover o intercâmbio artístico-cultural.

Voltado para compositores e intérpretes com idades entre 15 e 29 anos, o Festival foi feito de forma virtual. As apresentações foram gravadas dias 23 e 24 de setembro, no Teatro Galpão, e transmitidas no canal do Youtube da Prefeitura.

Os jurados deste ano foram: Celson Pan, Meire D´Origem e Wagner Muzak.

Vencedores:
Categoria Composição:
1º Lugar – Troféu Maestro João Gomes de Araújo – Leonardo Ribas e João Vitor dos Santos. Música: Cuidado
2º Lugar – Troféu Prof. Alexandre Machado Salgado – Alyne Lopes. Música: Meu corpo é minha arte
3º Lugar – Troféu Profª Bertha Celeste Homem de Mello – Di Preto, Música: Acerto de Contas
Troféu Vídeo mais Curtido – Dendê e Gabriel Santos. Música: Tipo Julius – com 1500 curtidas

Categoria Interpretação:
1º Lugar – Troféu Cynira Novaes Braga “Irmã Cecília” – Madu Brandão – Intérprete da música: Mel
2º Lugar – Troféu Corporação Musical Euterpe – Júlio Baptista – Intérprete da música: A Estrada
3º Lugar – Troféu Vicente de Paula Salgado e José Benedito Salgado – Tar e Quar – Lísia Toledo, Intérprete da música: Todavia me alegrarei
Troféu Vídeo Mais curtido – Dani Ventura e Sarah Talitha, Intérpretes da Música: Para que entre o rei/Só quero ver você – com 497 curtidas

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade