Início Variedades Entenda a importância de trabalhar com economia de ecossistema

Entenda a importância de trabalhar com economia de ecossistema

Crédito: iStock
Publicidade

Inovação no modelo de gerenciamento empresarial tem garantido mais eficiência e economia para pequenas, médias e grandes empresas

O ecossistema de negócios tem sido uma importante inovação para o gerenciamento empresarial. A partir dele, é possível considerar toda a comunidade econômica que tenha alguma ligação com o trabalho realizado, oferecendo uma visão mais completa e segura de todos os setores que envolvem um determinado negócio.

Apesar de trazer resultados positivos, o ecossistema de negócios ainda é uma iniciativa pouco conhecida entre a maioria das empresas brasileiras. O que ele significa, quais são os benefícios e quais oportunidades ele proporciona ainda são as principais dúvidas entre os empreendedores.

O que é a economia de ecossistema

O termo “ecossistema” costuma ser bastante empregado na biologia, significando o conjunto de comunidades que vivem em um determinado espaço e que interagem entre si e com o meio ambiente. A partir desta ideia, fica mais simples compreender por que esse termo é empregado no cenário empresarial.

Ou seja, os ecossistemas de negócios seriam as estruturas dinâmicas das variadas organizações que estão interligadas e possuem uma relação de dependência para alcançar o sucesso. Isso pode gerar um valor ainda maior para os clientes, a partir de um destaque e mais qualidade e eficiência.

Benefícios de compreender o ecossistema de negócios

Basicamente, todas as empresas estão inseridas em ecossistemas próprios, mas o erro da maioria é não saber identificar ou participar ativamente dele. Com isso, fica mais difícil aproveitar os benefícios que essa ideia pode levar para os empreendimentos.

Um exemplo simples é o valor do dólar hoje, uma informação que acaba sendo compartilhada entre setores de investimento e setores comerciais. No ecossistema de negócios, isso pode ser compartilhado de maneira muito mais rápida, gerando resultados de forma eficiente e prática.

Dentre os benefícios de compreender e empregar adequadamente a ideia de ecossistema de negócios, está identificar apropriadamente quais são as oportunidades de inovação, conseguindo identificar e desenvolver essas novas soluções.

Além disso, também é mais fácil encontrar suporte para superar os desafios do dia a dia, seja através de parcerias ou compartilhamento de informações. Isso acaba gerando um potencial competitivo ainda maior, principalmente com a transformação digital, o que pode resultar em mais visibilidade entre os clientes da empresa, assim como reconhecimento de processos mais ágeis e eficientes, que aumentam a satisfação dos consumidores.

Publicidade