Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba recebe unidade móvel da EDP para troca de 15 mil lâmpadas...

Pindamonhangaba recebe unidade móvel da EDP para troca de 15 mil lâmpadas de maior consumo por LED

Imagem: divulgação/ PMP

Pindamonhangaba recebe nesta semana um posto de troca de lâmpadas de maior consumo (incandescentes, alógenas ou fluorescentes compactas) por LED, para clientes residenciais. Até o dia 30 de outubro estarão disponíveis 15 mil lâmpadas.

Publicidade

A ação faz parte do projeto Eficiência Solidária, organizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba. Os interessados poderão fazer a troca no “Led Truck”, posto instalado na Estação Arte Encanto, na Rua Martin Cabral, 374 (em frente à Escola Alfredo Pujol), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a utilização correta e segura da energia elétrica, beneficiando os moradores da área de concessão. Nesta edição do projeto serão disponibilizadas 60 mil lâmpadas. Além de Pindamonhangaba, o Eficiência Solidária já passou pela cidade de Santa Branca e Guararema e seguirá ainda para os municípios de Lorena e São José dos Campos.

Desde o início do programa, em 2017, cerca de 205 mil lâmpadas foram trocadas. A economia de energia gerada foi de 2.334 megawatts-hora/ano (MWh/ano), o que corresponde ao abastecimento de aproximadamente 970 residências por ano. Todas as lâmpadas entregues pelos clientes no momento da substituição foram destinadas ao descarte ecologicamente correto.

“O projeto Eficiência Solidária proporciona uma economia real para os clientes com a substituição das lâmpadas, já que a iluminação pode representar cerca de 15% da conta de energia, dependendo do hábito de consumo da família. Além disso, o programa cumpre um papel social importante de reforçar a conscientização sobre o uso racional e seguro da energia elétrica e dos recursos naturais”, afirma Roberto Miranda, gestor da EDP.

A lâmpada LED tem uma vida útil muito superior aos outros tipo e uma LED de potência 8W, por exemplo, chega a durar cerca de 25 mil horas, equivalente a uma média de aproximadamente 10 anos de vida útil.

Como participar do projeto Eficiência Solidária
O cliente deve residir em Pindamonhangaba e comparecer ao posto de troca munido da última fatura de energia (classificação residencial), documento de identidade, além de estar com as contas de energia em dia. No local, entregará até cinco lâmpadas incandescentes, alógenas ou fluorescentes compactas para receber a mesma quantidade de LED.

O projeto Eficiência Solidária faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com o objetivo de preservar os recursos naturais e promover a educação para o uso inteligente da energia elétrica e evitar o desperdício, o PEE da EDP realiza projetos na área de concessão que buscam a conscientização, de modo que a energia seja utilizada com responsabilidade.

“Quero agradecer mais essa parceria da EDP com nosso município. Estamos realizando ações dessa natureza em diversos espaços públicos e ressalto que a nossa gestão está focada em dotar nossa cidade até o final deste mandato com iluminação pública 100% LED, o que nos dará um grande avanço, segurança e economicidade”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.