Início Aparecida Por que 12 de outubro é o dia da Padroeira do Brasil?

Por que 12 de outubro é o dia da Padroeira do Brasil?

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

A Novena e Festa da Padroeira já foi realizada em diversas datas. A primeira foi 25 de março, com origem portuguesa. Depois 8 de dezembro e 11 de maio. Posteriormente, passou para o último domingo de maio. Aí, por sua vez, passou para 8 de dezembro, depois 7 de setembro.

Esta última, de acordo com a historiadora Tereza Pasin, foi uma data que não deu certo, porque no período da manhã as pessoas estavam sempre envolvidas com as atividades cívicas dos desfiles da Independência. Dessa forma, os padres sentiram que apenas o período da tarde era pouco tempo para a celebração:

“A CNBB se reuniu e achou melhor passar para 12 de outubro, por conta da descoberta da América, por ser o mês do Rosário e Dia da Criança, mas também por ser o mês do encontro da Imagem. Pelo diário do Conde de Assumar, ‘aquele que seria recebido com o banquete preparado com os frutos da pesca milagrosa’, ele deve ter chegado à vila por volta do dia 17 de outubro de 1717. Por isso, outubro é o mês de Nossa Senhora Aparecida desde 1956”, conta Tereza.

No vídeo abaixo, você pode conferir todos os detalhes sobre este fato. Fonte: A12.com

Publicidade