O governador de São Paulo, João Dória, visitou nesta sexta-feira (8) a obra da Linha Verde, na região sul de São José dos Campos. O corredor sustentável vai interligar as regiões sul e leste — as mais populosas da cidade – bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo.
Atualmente, ao longo do trajeto, os serviços se concentram na execução de pavimento de concreto e passagem das tubulações de drenagem.
A primeira fase da obra, entre a Estrada do Imperador (região sul) e o Terminal Intermunicipal (região central), será concluída até o fim deste ano. Os serviços são realizados pelo Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda.
O contrato tem valor de R$ 55,832 milhões, sendo R$ 30 milhões de aporte do governo estadual, no âmbito dos programas de repasse de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado.
O convênio foi publicado no final de 2019 no Diário oficial.
Segunda etapa
Na etapa posterior, o projeto prevê a criação do Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra.
Para otimizar os trajetos e melhorar a qualidade de vida, a Linha Verde vai adotar o sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneus), que garante rapidez e conforto às pessoas. O modelo elétrico é pioneiro no país e já está em fase de produção.
O que está sendo feito agora
– Pavimentação na estrada do Imperador e rua Caravelas.
– Pavimento de concreto ao longo do trecho até a Dutra.
– Encontros, travessas e vigas na ponte do Senhorinha.
– Obras de drenagem na avenida Nelson D’Ávila
– Base de pavimento no trecho entre a República do Iraque até a rodoviária.