Início Pindamonhangaba Trabalhadores da Novelis aprovam 10,5% de reajuste de salário

Trabalhadores da Novelis aprovam 10,5% de reajuste de salário

Foto: Guilherme Moura

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia nessa segunda-feira, dia 27, a proposta da Campanha Salarial.

Publicidade

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários receberão o reajuste de 10,5% nos salários, em parcela única, retroativo à data-base da categoria, dia 1° de setembro.

De acordo com o dirigente sindical na Novelis, Odirley Prado, a proposta foi apresentada na última quinta-feira durante reunião entre os sindicatos, a FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT) e a bancada patronal da Novelis.

“Na negociação deste ano está muito difícil chegar no índice da inflação, e muitas bancadas patronais ainda estão querendo parcelar o reajuste. Aqui na Novelis a gente conseguiu em parcela única e ainda um valor com aumento real de salário, além de manter todos os direitos da Convenção. Parabéns aos trabalhadores pela adesão nas mobilizações”, disse Odirley, que também é membro da Federação.

A proposta também inclui a aplicação do mesmo de reajuste para os pisos salariais, a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho por dois anos, e uma nova medida de saúde, que é a preferência nas contratações para vacinados contra a Covid-19 a partir de janeiro do ano que vem.

O índice da inflação da categoria medido pelo INPC dos últimos 12 meses foi de 10,42%. A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda. Ela é subsidiária da Hindalco, a maior empresa do grupo indiano Aditya Birla.