Início Pindamonhangaba Castração gratuita de animais abre inscrições em dois bairros de Pindamonhangaba

Castração gratuita de animais abre inscrições em dois bairros de Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba abriu inscrições para a castração gratuita para cães e gatos de moradores dos bairros Bela Vista e Vila Verde, por meio do programa executado pelo Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS).

As inscrições para a castração acontecem nesta quarta-feira (22), a partir das 9 horas, no Centro Comunitário do Jardim Bela Vista. A ação beneficiará 100 animais, preferencialmente as fêmeas e com limite de dois animais por residência.

Foto: divulgação/PMP

Esta será a décima primeira etapa do programa, que já beneficiou diversos bairros da região do Ribeirão Grande, Bonsucesso, Goiabal, Bem Viver, Castolira, Vila São Benedito, Terra dos Ipês, Jardim Resende, Mombaça, Morumbi, Pasin, Vale das Acácias, área central de Moreira César e todos os bairros da Zona Leste (Cidade Nova e adjacências)
“O programa teve início em dezembro de 2020 e cada etapa contempla a castração de 100 ou 200 animais. Estamos atingindo a marca de 1.000 animais já castrados. Precisamos da consciência dos tutores em realizar a inscrição e depois levar seu animal, pois a castração evita crias indesejáveis e diminui o abandono”, afirmou a veterinária e responsável pelo CEPATAS, Fernanda Mussi.

Para se inscrever o interessado deve apresentar: CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos dois animais por residência e no momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.

Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura receberão um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.

A castração previne doenças, diminui a agitação, reduz a agressividade, acaba com cios e gestações indesejadas e prolonga a vida. Mesmo que o animal não saia pra rua e só fique dentro de casa a castração faz um bem enorme para a saúde dele.

Publicidade