A Prefeitura de Pindamonhangaba lançou a plataforma E-Tributo – um meio eletrônico para cadastro de IPTU e outras taxas imobiliárias (ISS Fixo e Taxas de Localização e Funcionamento), que estarão disponíveis pela internet para todos os contribuintes.
A primeira etapa é o contribuinte atualizar cadastro para receber eletronicamente seu tributo, pois no ano de 2022 não haverá a entrega de carnês impressos. A iniciativa é mais um passo na obtenção de uma Cidade Inteligente – com medidas eficientes e que oferecem comodidade a todas as pessoas.
O cadastro pode ser feito pelo link https://siapegov.pindamonhangaba.sp.gov.br/pmpinda/websis/siapegov/arrecadacao/recad/recad_pessoa.php .
A ação proporciona facilidade ao contribuinte e substitui os carnês de papel por guias digitais, podendo ser acessadas a qualquer hora e lugar.
O diretor de Receitas e Fiscalização Fazendária, Vicente Corrêa, relatou que uma das dificuldades na entrega de carnês físicos são os cadastros desatualizados, pois muitos contribuintes mudam de endereço e não atualizam os dados. “Com isso, milhares de carnês retomam à Prefeitura ou extraviam no processo de entrega. Ainda existem endereços incompletos e outras questões que interferem na entrega de carnês e guias”.
Vicente Corrêa explicou que eletronicamente o contribuinte também não corre o risco de ficar sem carnês ou boletos. “Temos muitos pedidos de impressão de segunda via, porque algumas pessoas perdem boletos e carnês. Pelo E-Tributo, tudo estará acessível às pessoas 24 horas por dia, os sete dias da semana”.
O secretário Adjunto de Administração e responsável por TI da Prefeitura, Danilo Velloso, disse que o lançamento em setembro é estratégico porque permite tempo para o município fazer a divulgação e as pessoas se habituarem com o conceito.
“Tem mais de 3 meses antes da virada do ano. Neste período as pessoas podem se cadastrar e se acostumar com a plataforma ainda em 2021. Vale ressaltar que cada taxa tem uma data específica. O IPTU por exemplo só terá vencimento em março – proporcionando ainda mais tempo ao contribuinte. E independente da data em que a pessoa fizer o cadastro, 2021 ou mesmo em 2022, ela conseguirá acesso pleno”.Ele destacou os canais lançados pela Prefeitura para esclarecimentos de dúvidas, que podem ser pelo telefone (12) 3644-6000, pela internet : https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento ou por agendamento para atendimento físico na Prefeitura ou Subprefeitura de Moreira César http://cedah.pindamonhangaba.sp.gov.br/cedah/app/agenda-cadastro.Quem tiver dúvidas pode acessar o site da Prefeitura, clicar na aba ‘Portais’ e em seguida Tributo Digital, onde haverá mais detalhes sobre a iniciativa, além de perguntas e respostas, ou clicar diretamente no link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/portais/tributo-digital.