Início Taubaté Prefeitura de Taubaté entrega escola cívico-militar

Prefeitura de Taubaté entrega escola cívico-militar

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Taubaté entrega na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, às 15h, a placa que oficialmente converte a EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira em uma unidade modelo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Publicidade

A unidade de ensino, situada no bairro São Gonçalo, passa a adotar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o Ministério da Educação, o município de Taubaté está entre as 70 cidades brasileiras selecionadas para a implantação de uma unidade da escola cívico-militar.

A escola foi escolhida, entre as demais da rede municipal, por estar situada em uma região de grande vulnerabilidade social e que tem como meta a melhoria nos indicadores educacionais.

Os militares irão atuar em oficinas disponibilizadas no contraturno das aulas regulares com aulas voltadas aos alunos do fundamental II. Ainda serão definidas as oficinas a serem implantadas, de acordo com avaliação dos militares, visto que o retorno às aulas presenciais aconteceu no início do mês de agosto.

Em maio, deste ano, a equipe gestora da escola participou da capacitação sobre a implantação, implementação e monitoramento da ECIM, com formações acerca de diretrizes, aspectos legais, projetos a serem desenvolvidos, integração entre civis e militares e a elaboração dos marcos desejado, atual e estratégico. Houve a necessidade de adequação da infraestrutura da escola, uma vez que, uma das etapas de certificação abrange a implementação do modelo e o cumprimento de requisitos educacionais, didático-pedagógico e administrativos.

Já foram apresentados o Oficial de Gestão Escolar, Cel. EB Walter José Rodrigues Alves Valle e o Oficial de Gestão Educacional, Cap. EB Claudiney Alves Franco. Há a previsão de que se apresentem ainda mais 4 suboficiais e sargentos monitores para atuarem na gestão educacional da ECIM.

Em 2021, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, dos Ensinos Fundamental I (253) e II (195), EJA – Educação de Jovens e Adultos (23), além de ofertar aulas em período Integral (217). A unidade escolar conta também com aulas de reforço e atividades com professor especialista (28).

O prédio foi inaugurado em junho de 2000 e revitalizado 14 anos depois. Suas dependências contam com sala da direção, sala de reunião, sala de professores, almoxarifado, secretaria, duas quadras, sendo uma coberta, sala de informática, biblioteca, 20 salas de aulas, uma sala para atividades esportivas, sala de música, cozinha para professores e alunos, refeitório, 6 banheiros e área para estacionamento.

A prioridade no atendimento é direcionada a alunos que já estão matriculados na unidade do São Gonçalo e para a população que reside próxima a escola.

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.