Aline Pires de Lima comenta sobre a importância da intervenção fonoaudiológica nas primeiras horas pós-parto
O Parque Vicentina Aranha promove em agosto mês do aleitamento materno, um encontro com a fonoaudióloga Aline Pires de Lima. O evento será no dia 07, sábado, às 10:30. Segundo dados das Nações Unidas, mais de 60% das crianças deixam de receber o leite da mãe antes do tempo indicado. Isso amplia a ocorrência de doenças como diabetes e asma, além de impedir o pleno desenvolvimento da capacidade cognitiva do bebê.
O ato de amamentar é capaz de criar entre a mãe e o bebê o vínculo afetivo, criando momentos únicos que definem laços. A amamentação começa antes mesmo do parto, tendo na gestação a retirada de nutrientes pelo bebê através do cordão umbilical e pela própria estrutura do útero, passando a ser transmitidos pelo leite após o parto.
Desde 1992 o “Agosto Dourado” é conhecido por promover, em mais de 150 países, o aleitamento materno. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento ouro” para a saúde dos bebês. A exibição será online, nas redes do Parque para que todas as mamães e futuras mães, possam ver a atividade do conforto da sua casa. Uma iniciativa em parceria com a Clínica Girassol Saúde.
Sobre o Parque Vicentina Aranha Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do Munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida. O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Latécoère do Brasil, Hospital Ortopédico Orthoservice, Sabin Medicina Diagnóstica, Concessionária Tamoios, Byofórmula Farmácia; Apoio da Vale Cloud e promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.