Início Variedades Presos do Vale do Paraíba participam de exame para conclusão dos estudos

Presos do Vale do Paraíba participam de exame para conclusão dos estudos

Foto: Caio Daniel/SAP
Publicidade

Avaliação do Encceja para os privados de liberdade ocorrerá em outubro e serve para certificar jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio   

Mais de 1,2 mil reclusos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) no Vale do Paraíba terão a chance de concluir os estudos nos ensinos fundamental e médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Ao todo, foram inscritos 1.263 reeducandos de 10 unidades prisionais da região do Vale do Paraíba. 

Em todo o Estado de São Paulo, 25.811 presos estão inscritos para a prova. Realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja PPL serve para certificar, de uma forma mais ágil, participantes que não puderam ou tiveram dificuldades em finalizar o ensino regular na idade apropriada para cada nível.   

A finalização desta etapa escolar é uma porta de entrada para o ingresso dos reeducandos no ensino superior, em cursos profissionalizantes e em oportunidades de emprego ainda dentro do sistema prisional, mas, principalmente, quando em liberdade.  

Provas   

As provas irão ocorrer nos dias 13 e 14 de outubro. O primeiro dia será destinado aos internos que pretendem se formar no ensino fundamental e contará com tópicos de Línguas Portuguesa e Estrangeira Moderna, Ciências Naturais, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia e Redação.    

Já no segundo dia, os candidatos à conclusão do ensino médio irão responder questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.    

Certificação   

Para obter o certificado, o participante deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima das matérias de cada módulo.    

O exame também gera remição de pena aos participantes que atingirem nota para a certificação. 

Unidades do Vale inscritas 

Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté 

CDP de Caraguatatuba 

Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé 

Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos 

Penitenciária 1 de Tremembé 

Penitenciária 2 de Tremembé 

Penitenciária Feminina 1 de Tremembé 

Penitenciária Feminina 2 de Tremembé 

Penitenciária 1 de Potim 

Penitenciária 2 de Potim 

Publicidade