Início Aparecida Santuário Nacional intensifica preparação para cerimônias da Festa da Padroeira 2021

Santuário Nacional intensifica preparação para cerimônias da Festa da Padroeira 2021

Foto: Thiago Leon/divulgação
Publicidade

Fazendo um “percurso bíblico”, cerimônias vão refletir a Aliança com Deus e assuntos da Doutrina Católica, como a

A Novena e Festa da Padroeira do Brasil de 2021 já tem data marcada: de 03 a 12 de outubro. Faltando 100 dias para as comemorações em louvor a Nossa Senhora Aparecida – marca alcançada neste domingo (04) – o Santuário Nacional já organiza as celebrações em louvor à Rainha do Brasil.

Ainda não há detalhes sobre como a Festa vai acontecer. A única certeza, porém, é de que a Padroeira do Brasil não deixará de ser celebrada em sua Basílica.

“Desde o início da pandemia nós estamos com muito cuidado, pois queremos oferecer aos nossos romeiros muita proteção e saúde. Mas tenho certeza que a Festa de Nossa Senhora, daqui a cem dias, vai ser muito especial, de muita alegria, tanto aqui no Santuário quanto para os que vão participar da nossa alegria pelos meios de comunicação”, conta o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Para favorecer a participação de todos os devotos, está definido que as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube), pela Rede Aparecida de Comunicação (Rádio, TV e Portal) e Aplicativo Aparecida. “O nosso desejo é que cada família transforme seu lar em um Santuário”, expressa.

Neste ano, o novenário será guiado pelo tema: Com Maria, somos povo de Deus, unido pela Aliança. “O tema deste ano é muito sugestivo, pois recorda que Nossa Senhora é aquela que nos acompanha nesta estrada rumo à Aliança, pois somos povo de Deus. Aliança de amor com Deus, Aliança que, em Jesus, se torna plena e definitiva”, detalha o reitor.

A temática recorda o percurso bíblico feito durante as celebrações da Padroeira de 2020, e que deve seguir pelas próximas edições. “Já no ano passado nós tratamos esta ideia do Êxodo, da saída do Egito, da casa da escravidão, para a casa da Palavra, casa da liberdade. Vamos focar no Êxodo como caminho e abertura para a Palavra de Deus”, recorda.

LEIA MAIS
Qual a vantagem de adquirir o Livreto da Novena de Nossa Senhora Aparecida?
Além do tema principal, outros assuntos vão conduzir as reflexões durante os dias festivos. Entre eles, a defesa da vida, a ecologia, a importância da Igreja doméstica – termo usado pelos católicos para definir as orações em família, prática popularizada durante a pandemia – e a Eucaristia.

No Ano de São José, o patrono da Igreja também será recordado nas cerimônias. “São José vai ter um lugar muito especial na Novena deste ano. Com coração de pai, ele olha pelo Santuário Nacional e por toda a Igreja”, afirma padre Catalfo.

De casa, os devotos também poderão se preparar para as comemorações. No dia 12 de cada mês, o Dia Oracional Mariano antecipa a solenidade da Padroeira com celebrações votivas.

“É uma data mensal onde nos recordamos que Nossa Senhora Aparecida está presente todos os dias na vida dos brasileiros”, esclarece o sacerdote.

As intenções para o Dia Oracional podem ser enviadas em a12.com/intencao. O espaço também será utilizado no mês de outubro para envio dos pedidos dos fiéis durante a Novena e Festa.

Publicidade