Início São José dos Campos São José dos Campos tem saldo positivo de quase 1.000 empregos em...

São José dos Campos tem saldo positivo de quase 1.000 empregos em maio

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

São José dos Campos registrou saldo positivo de 2.773 empregos com carteira assinada entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (1) mostram que somente no mês de maio a cidade registrou um saldo de 924 vagas.

Os setores do comércio (419 vagas), serviços (372) e indústria (185) lideraram o resultado positivo de São José dos Campos em maio.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões com carteira assinada.

Sequência

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, São José dos Campos, desde o início do ano, vem registrando uma sequência de saldos positivos de emprego, que refletem que a cidade está no caminho certo para retomar melhores níveis de empregabilidade.

Desde janeiro, o município registrou saldos positivos em todos os meses. O resultado de maio (924 vagas) só perde para fevereiro, quando foram computados 1.453 vagas de carteira assinada.

Setores liderados por micro e pequenos empreendedores também têm colaborado para a retomada econômica do município, apesar de esses dados não entrarem nos resultados do Caged.

De acordo com dados a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, nos últimos 12 meses, foram abertos 12.580 novas empresas, sendo 62% (7.800) identificadas como MEI (Microempreendedor Individual) e 38% (4.780) em outros regimes.

Investimento em capacitação

A Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e requalificação para ampliar as chances de recolocação no mercado de trabalho.

Desde o início do ano, o programa Qualifica São José já abriu mais de 17 mil vagas em diversos cursos, como Empreendedorismo e Inovação, Gestão da Rotina Diária, Descomplique, Descomplique Rural, Organize seu Negócio, Pronto para Crescer, Marketing Digital, entre outros.

Os cursos são adquiridos junto a importantes instituições nacionais de ensino: Senac, Senai, Sebrae, Sesi e Cephas, vinculado à Prefeitura. O período de inscrição de cada curso está no site do programa Qualifica São José.

Publicidade