O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, celebrou nesta quinta-feira (1º), 10 anos de sua fundação com a inauguração do novo radar meteorológico RMT 0200.
Também foram inaugurados um novo auditório e a nova Sala de Situação do centro de monitoramento. O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, entre outras autoridades. O Cemaden é subordinado ao ministério.
O radar foi instalado na área de 60 mil metros quadrados doada pela prefeitura de São José dos Campos para a futura sede definitiva do Cemaden, dentro do complexo do Parque Tecnológico.
Com área de cobertura de 400 quilômetros de raio, o radar meteorológico vai fornecer informações precisas sobre eventos meteorológicos severos, que são relevantes para subsidiar o monitoramento das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas e algumas cidades de Minas Gerais e sul fluminense.
O RMT 0200 é um radar meteorológico “banda S” de dupla polarização em estado sólido. Ele consegue fornecer, por exemplo, dados sobre a formação das chamadas cumulonimbus, nuvens densas que crescem rapidamente e provocam tempestades volumosas.
O radar monitora o tamanho das gotas de água e dos cristais de granizo existentes nessas nuvens. Com essas informações, é possível prever o volume, a localização e o momento em que ocorrerá a precipitação.
Tecnologia nacional
O radar foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional pela empresa Iacit, sediada em São José dos Campos e que neste ano está completando 35 anos de atuação em segmentos como defesa, segurança, meteorologia, e auxílio e controle de tráfego aéreo e marítimo.
Segundo o ministro Marcos Pontes, o novo radar fará com que o Cemaden aumente sua capacidade de prevenção de desastres e emita alertas antecipados para subsidiar municípios atingidos, que são encaminhados para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
É um orgulho para todos nós termos um centro de excelência como o Cemadem. Para se ter uma ideia, 70% dos funcionários são doutores. Isso já dá a dimensão do trabalho de qualidade feito aqui em São José dos Campos pelo Cemaden”, afirmou Pontes.
Cemaden
Criado em 2011, o Cemaden tem como missão realizar o monitoramento e a emissão de alertas de desastres geo-hidrológicos, além de desenvolver e disseminar conhecimentos científico-tecnológicos.
Atualmente, o centro monitora 959 municípios brasileiros, com cerca de 50 mil áreas suscetíveis a deslizamentos, inundações e enxurradas.