Início Pindamonhangaba Novo gripário inicia atendimento em Pindamonhangaba

Novo gripário inicia atendimento em Pindamonhangaba

Um novo gripário com o objetivo de agilizar e humanizar o atendimento aos pacientes com sintomas gripais foi entregue para a população de Pindamonhangaba, na manhã desta terça-feira (15).

O novo gripário anexo ao Pronto-Socorro foi montado na área ao fundo do Centro Médico de Especialidades (CEM – Postão). O local conta com três consultórios médicos com computadores integrados ao PS e ar condicionado, sala de triagem, ampla sala de espera e posto de enfermagem com medicamento e pequenas assistências.

Publicidade

Além do prefeito Dr. Isael Domingues e do vice Ricardo Piorino, a entrega também contou com a presença da Secretária de Saúde Valéria Santos, do Administrador do Pronto-Socorro, Frei Bento, do Presidente do COMUS, Tiago Silva, dos vereadores, Norbertinho (vice presidente da Câmara), Julinho Car, Magrão e Vela, entre outros.

Agora, as pessoas que tiverem sintomas gripais devem procurar este local. De acordo com a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, após 24 horas de sintomas gripais o paciente será testado por meio do teste de antígeno. “O teste de antígeno é o grande diferencial desta unidade. É um tipo de teste com maior rapidez de diagnóstico, claro que precisa seguir o critério de 24 horas de sintomas, mas o resultado sai mais rápido que os outros testes, facilitando muito para os médicos estabelecerem sua conduta”, explicou.

Segundo a secretária, se o teste der negativo o paciente prosseguirá a consulta com médicos do Pronto-Socorro. Caso o teste acuse positivo, o paciente já receberá o kit de medicamentos e as devidas orientações: sendo caso leve, deverá cumprir o isolamento domiciliar com orientação de que qualquer alteração ou agravamento retorne ao PS. Já os casos graves, que exijam exames e maior atenção, serão encaminhados para a enfermaria do PS.

O novo gripário conta com estrutura ampla e foi pensado para melhor acolhimento aos pacientes que procuravam o PS com sintomas gripais. A recepção conta com duas recepcionistas e 70 cadeiras, com o devido distanciamento, além de 4 consultórios médicos, 1 consultório de triagem, sala de medicação / enfermagem e sanitários. O funcionamento será de 24 horas, com uma equipe completa formada por dois médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, controladores de acesso e equipe de limpeza, para melhor atender a população.

“Desde o início da pandemia, a gente vem se organizando de acordo com a demanda. Iniciamos com 3 gripários, nas UPAs de Moreira César e do Araretama e no Pronto-Socorro, e um hospital campanha no Cidade Nova. Com o agravamento da pandemia na cidade, ficamos com o gripário do PS e da UPA de Moreira, pois foi necessário transformar também a UPA do Araretama em hospital campanha”, destacou a secretária Valéria. “Este é um apoio para o Pronto-Socorro porque o tempo de espera estava muito grande e o local não dava o conforto necessário para o paciente. Este novo espaço, com a chegada do inverno, será mais acolhedor para a população”, completou.

Em seu discurso, o prefeito Isael Domingues disse que o gripário veio para amenizar, minimizar o sofrimento, deixar um alento para as pessoas, acolher e humanizar.

“Esse gripário ele vem para amenizar sofrimento, minimizar. Ninguém aqui tem a receita de bolo para dizer como se trata a Covid e isso se politizou demais. Mas nós estamos aqui para amenizar, minimizar o sofrimento, deixar um alento para as pessoas, acolher as pessoas e humanizar. É isso que é o novo gripário e nós somos os responsáveis e nós temos que ser cobrados por isso, para cada dia melhorar”, disse o prefeito Isael Domingues.

Após a fala das autoridades foi realizado o desenlace da fita inaugural dando início ao atendimento no local.

Fotos: Saulo Fernandes/Vale News