Início São José dos Campos São José dos Campos adquire mais 45 mil testes rápidos para detectar...

São José dos Campos adquire mais 45 mil testes rápidos para detectar a Covid-19

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos investiu na aquisição de mais testes rápidos de antígeno para detectar a covid-19 em pacientes com sintomas que buscarem as Unidades de Pronto Atendimento e hospitais da rede pública. Com esta compra, a cidade soma 145 mil testes usados no enfrentamento à pandemia desde o mês de janeiro.

Os testes de antígeno tem sensibilidade de 91% e produzem o resultado em até 20 minutos, o que permite que o paciente possa tomar as providências necessárias como afastamento do trabalho e isolamento, imediatamente.

O teste deve ser aplicado preferencialmente do primeiro ao sétimo dia do início dos sintomas. A técnica utilizada para realizar o teste é com amostras de swab (cotonete), o qual será introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe.

Testagem

O número de testes rápidos realizados vem aumentando nos últimos meses. Em fevereiro, a média mensal foi de 300 testes. Em março e abril foram 600 e 700, respectivamente, Em maio, a média subiu para 900, o que significa que mais pessoas com sintomas respiratórios estão buscando as unidades de saúde.

Positividade

No que se refere à positividade, os testes rápidos de covid realizados nos hospitais e Unidades de Pronto atendimento públicas tem mantido uma média de 20%. Apesar na estabilidade no percentual, o aumento na procura pelo teste também representa um aumento no número de casos positivos.

Publicidade