O prefeito Dr. Isael Domingues, cumprindo agenda em Brasília, nesta terça-feira (25), foi recebido em audiência pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro e apresentou solicitação para liberação do desembolso financeiro das medições já executadas pelas empresas, para que elas possam finalizar a construção de creches municipais em Pindamonhangaba.
O prefeito esteve acompanhado do vereador Julinho Car e agradeceu ao Deputado Federal Cezinha de Madureira, que intermediou o agendamento da audiência.
“Em 2020, foram realizadas as medições, porém a verba referente a este convênio federal até hoje não foi desembolsada pelo governo federal, o que está atrasando o término da construção das creches dos bairros Mantiqueira, Centro, Crispim, Parque das Palmeiras e Arco Íris”, explicou o prefeito Isael Domingues.
O prefeito enalteceu o apoio recebido do deputado Cezinha de Madureira para a realização do encontro. “Quero muito agradecer a amizade que o Deputado Cezinha vem construindo com Pindamonhangaba, mostrando-se um grande parceiro e um excelente interlocutor de nossas demandas junto ao governo federal”, afirmou Isael.
Histórico
As obras tiveram início no final de 2016 e vêm se arrastando ao longo dos últimos anos, impossibilitando que as empresas concluam os trabalhos. “A Creche Arco Íris, por exemplo, atrelada à FNDE teve os desembolsos financeiros travados desde meados de 2020, o que prejudicou o avanço do cronograma de obras. Diante deste cenário, a empresa PS engenharia, responsável pela obra, protocolou um pedido de rescisão unilateral”, explicou o prefeito.
Segundo a Secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, será realizada nova licitação pública para definir a empresa que dará continuidade às obras no bairro Arco Íris.
A Prefeitura informa ainda que as Creches do Centro e Mantiqueira já estão finalizadas e serão entregues respectivamente nos próximos dias 9 e 11 de junho e as outras duas unidades estão com obras em andamento, sendo que a Creche Crispim com 88% do cronograma executado e a Creche Parque das Palmeiras com 45% da obra já realizada.
“As unidades de ensino encontram-se com o cronograma físico-financeiro atrasado, prejudicando diretamente os prazos de entrega destes importantes equipamentos à população. Agradecemos a atuação do Prefeito em Brasília buscando esse apoio na liberação dos recursos e tão breve fazer a entrega das demais unidades”, afirmou Marcela Franco.