Início São José dos Campos Sistema Inteligente ajuda Polícia na prisão de quadrilha em São José dos...

Sistema Inteligente ajuda Polícia na prisão de quadrilha em São José dos Campos

Foto: Divulgação
Publicidade

Com a ajuda do programa São José Unida, do sistema inteligente de videomonitoramento e dos portais de segurança, a Polícia Civil de São José dos Campos prendeu, na manhã desta terça-feira (18), cinco integrantes de uma quadrilha que atua na região norte e é suspeita de ter cometido homicídio em outubro do ano passado.

Três deles foram detidos em condomínios de alto padrão na região central, um na região norte e outro na região sul.

O grupo responderá por homicídio e é suspeito de ter cometido e de ter ordenado a realização de diversos crimes na região norte nos últimos anos. Entre eles, a tentativa de furto de nova câmera inteligente do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) em 10 de abril último na Vila Machado, também na zona norte.

“Prendemos esta quadrilha através de nosso trabalho de investigação e com a ajuda dos Portais de Segurança implantados pela Prefeitura. É uma boa notícia para a população, já que este grupo estava cometendo vários crimes na região norte”, disse o delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios de São José, Neimar Camargo Mendes.

Com a união das forças de segurança implementada através do programa São José Unida, São José é considerada a cidade mais segura do Brasil. Entre as 49 com mais de 500 mil habitantes, registrou em 2020 a menor taxa de mortes violentas (homicídios + latrocínios) a cada 100 mil habitantes –5,17.

Representantes de Contagem e Nova Lima (MG) em visita ao CSI Foto: Divulgação

CSI

Colocado em operação em 6 de abril último, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) já virou referência nacional em tecnologia de ponta nas áreas de segurança integrada, mobilidade urbana e videomonitoramento com sistema inteligente em todas as regiões da cidade.

Em menos de dois meses de atuação, o sistema tem ajudado as forças de segurança nas investigações de diversos crimes, como homicídios e furtos e roubos de veículos e bens do patrimônio público.

Além das mil câmeras inteligentes e com reconhecimento facial, o CSI é integrado pelos Portais de Segurança implantados em todas as regiões com tecnologia OCR, que permite a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas e registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

“Gostamos muito do que vimos no CSI. A Prefeitura está de parabéns por esta vanguarda, principalmente na questão do sistema integrado. Pretendemos desenvolver um modelo parecido em nossa cidade”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos de Nova Lima (MG), Carlos Eduardo Rodrigues Leite.

Ele e representantes das guardas civis municipais de Nova Lima e Contagem (MG) visitaram o CSI nesta terça. No dia anterior, foi a vez do secretário de Segurança de Taubaté, capitão Carlos Alberto de Souza.

Publicidade