Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba inicia modernização da iluminação por LED em 29 vias públicas

Pindamonhangaba inicia modernização da iluminação por LED em 29 vias públicas

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba está dando o ponta pé inicial para a modernização do seu parque de iluminação, com a substituição de 472 luminárias de vapor de sódio por nova tecnologia LED. A ação está sendo realizada neste primeiro momento com a parceria junto a empresa de distribuição de energia EDP que está investindo R$ 523 mil para a troca dessas lâmpadas em 29 ruas e avenidas do município.

O projeto de Pindamonhangaba foi contemplado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP que, ao todo, investirá R$ 4 milhões em outros cinco projetos na área de concessão.

O objetivo é incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica e contribuir para transformar os espaços em mais sustentáveis, com a redução do consumo de energia. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção para as instituições, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, além de contribuir para melhor qualidade das instalações elétricas.

“Esse é o primeiro trabalho de uma agenda de ações que Pindamonhangaba está lançando. Neste momento, a Prefeitura irá realizar a substituição das luminárias tão logo recebamos o material da empresa EDP”, afirmou a secretária de Planejamento, Marcela Franco.

“Beneficiar a população por meio de instituições de serviços públicos de saúde e educação, e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente, está em linha com nosso propósito de usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica através dos projetos contemplados, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma o gestor da EDP, Roberto Miranda.

Segundo o prefeito Isael Domingues, aliado a esse passo inicial com a empresa EDP o município vem trabalhando a melhor alternativa para modernizar todo o seu parque de iluminação. “Queremos agradecer à empresa EDP por esse apoio importante e ao mesmo tempo informar nossa população que estamos definindo uma modelagem que busca substituir todas as 23 mil luminárias por LED. Nossa preocupação é alinhar a qualidade das luminárias, que tenham durabilidade e eficiência energética e, ao mesmo tempo, que seja um projeto com alta economicidade para os cofres públicos”, afirmou Isael.

A modalidade que será definida para executar esse trabalho será feita pela Secretaria de Governo e Serviços Públicos. Segundo o titular da pasta, vice-prefeito Ricardo Piorino, “a população pode confiar que será executado o melhor modelo que trará economia e muito mais segurança para nossa cidade”.

Pindamonhangaba está focada em realizar projetos que demonstrem o compromisso do poder público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado a diversas ações da Prefeitura para desenvolver gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.

Publicidade