Início São José dos Campos Qualidade de vida de São José dos Campos atrai empresas para a...

Qualidade de vida de São José dos Campos atrai empresas para a cidade

Funcionários da Ness Health se reúnem no coworking da Nexus durante visita ao Parque Tecnológico - Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Vantagens como a qualidade de vida, o ecossistema de inovação aliado a novas tecnologias e o custo de vida têm sido fundamentais para atração de novas empresas e empreendedores para São José dos Campos.

De acordo com levantamento publicado pela Revista Exame, São José é a 5ª melhor cidade do Brasil para se viver e trabalhar.

O estudo realizado pela consultoria Macroplan comparou os 100 maiores municípios brasileiros com base no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal). São 15 indicadores em quatro áreas essenciais para medir a qualidade de vida da população:  Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.

Especializada em serviços para inovação em medicina diagnóstica, a Ness Health está saindo de São Paulo e se instalando no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Nesta semana, vários funcionários vieram visitar a cidade e conhecer as instalações do centro de inovação. As obras da nova sede da empresa devem ser concluídas em cerca de 30 dias.

Mas alguns colaboradores já estão morando em São José e aprovam a experiência. É o caso de Marcos Venicius dos Santos Silva, 34 anos, líder em Robótica da empresa.

“Estamos adorando a cidade. São José é muito arborizada, tem muitos parques, áreas verdes, praças, enfim, qualidade de vida”, afirma Venicius, que se mudou em dezembro com a esposa.

Ecossistema

Para o CEO da Ness Health, José Leovigildo Coelho, o Parque Tecnológico oferece conexão a um ecossistema que proporciona o intercâmbio de conhecimento, novas experiências e o compartilhamento, com outras empresas, de temas e soluções para a área da saúde, especialmente em medicina diagnóstica.

“A mudança para uma cidade considerada inteligente, com grandes polos de inovação e qualidade de vida, tem sido um atrativo para os colaboradores, além do custo de vida ser mais baixo que São Paulo. Todos estão bem animados com a nova proposta”, afirma Coelho.

Ele também ressalta o contato com as universidades e os centros de pesquisa, além da proximidade com São Paulo, para a decisão de transferência da matriz da Ness Health.

A empresa possui atualmente 80 funcionários e a mudança será gradual. “Vamos contratar também cerca de 20 pessoas da cidade”, afirma.

Crescimento

Números registrados pela Prefeitura de São José dos Campos confirmam a tendência de crescimento de novos negócios no município, mesmo no período da pandemia do coronavírus.

Entre março de 2020 e abril deste ano registrou-se a abertura de 12.580 empresas, sendo 7.800 de pequenos empreendedores. Outro dado que mostra o aquecimento do mercado interno é o registro diário, em média, de 30 novos projetos de empreendimentos imobiliários na cidade.

Sede na América do Sul

Líder em embalagens sustentáveis de alumínio no mundo, a Ball trocou o Rio de Janeiro por São José dos Campos, que passou a ser sede sul-americana da empresa.

A operação do novo escritório em São José teve início no segundo semestre de 2020 de maneira gradual. De acordo com a Ball, cerca de 400 pessoas do total de 500 funcionários diretos da empresa se transferiram do Rio para São José, consolidando o processo de mudança.

“A decisão de mudança do Rio de Janeiro para São José dos Campos foi pautada pela sustentabilidade do negócio, proximidade a clientes e a outras operações da própria Ball na região. Com a nova sede, a empresa passa a mais de 500 empregos diretos no Vale do Paraíba e mais de 600 indiretos.

A companhia já possui seu centro de serviços compartilhados (Global Business Services) em São José dos Campos desde 2018, além de uma de suas plantas de latas em Jacareí, unidade que abriga ainda o Can Experience –-maior centro de design de latas do mundo”, afirma Thaís Moraes, diretora de Comunicação da Ball América do Sul.

Referência

Além de atrair novas empresas e empreendedores, as vantagens logísticas de São José dos Campos são importantes para a manutenção de empresas em fase expansão de mercado e novos negócios.

É o caso da Pet2Pet, que atua como fornecedora de diversos produtos para pet shops de todo o Brasil.

Fundada há 23 anos na cidade, a empresa vem expandindo seus negócios abrindo novos centros de distribuição em Guarulhos, Campinas e, mais recentemente, no Rio de Janeiro.

“Nossa sede vai continuar em São José dos Campos por tudo que a cidade nos oferece. Ela alia qualidade de vida e uma grande facilidade de locomoção. Afinal, estamos a 80 Km da serra, do mar e de São Paulo”, afirma João Scarpa, CEO da Pet2Pet.

A empresa possui um total de 220 colaboradores, sendo 80 trabalhando em São José.

Publicidade