Publicidade

Documento que está disponível no site da administração municipal traz informações sobre os sintomas, tratamentos e como buscar ajuda

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta quarta-feira (28/04) a Cartilha de Cuidados com a Saúde Mental Durante a Pandemia da Covid-19. O documento, que está disponível no site da administração municipal (guararema.sp.gov.br), traz informações sobre os sintomas das principais doenças, tratamentos e onde buscar ajuda.

A cartilha apresenta quais patologias são mais comuns, como por exemplo a ansiedade e depressão. Além de explicar os sintomas físicos e emocionais, o documento mostra ações que podem reduzir os efeitos negativos das doenças referentes à saúde mental.

“Iniciativas como a cartilha de saúde mental são extremamente importantes neste período de pandemia. O documento se torna um aliado ao equilíbrio emocional, além de ser um apoio nos momentos difíceis”, explica a coordenadora da Saúde Mental de Guararema, Jéssica Falco.

Traçando um paralelo com o momento de isolamento social necessário para controle da pandemia da Covid-19, a cartilha exibe sugestões de enfrentamento, como manter uma rotina de atividades prazerosas e significativas, fazer atividade física – longe de aglomerações-, dentre outras.

“A equipe de Saúde Mental não se resume apenas ao médico psiquiatra e psicólogo. Todo profissional que atua na área da Saúde tem orientações para acolher, orientar e acompanhar o paciente que busca o serviço de Saúde, além de capacidade técnica para identificar a necessidade do atendimento nos serviços especializados”, pontua a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Por fim, após as informações, dicas, conselhos e orientações, a cartilha da saúde mental disponibiliza os contatos das unidades de Saúde de Guararema. CAPS I: 4695-2312 e 4693-1243; CESAP: 4693-8570; UBS Jardim Dulce: 4693-4693; e UBS Lambari: 4693-3448.

Publicidade