Início Vale do Paraíba Mais de 250 presos do Vale do Paraíba são classificados no Enem

Mais de 250 presos do Vale do Paraíba são classificados no Enem

Foto ilustrativa: Caio Daniel/SAP
Publicidade

 Resultados poderão ser usados para inscrições no Ensino Superior no segundo semestre deste ano 

Donizetti tem 37 anos e, assim como outros presos da região do Vale do Paraíba, experimenta a chance de sonhar. Recluso na Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, ele foi aprovado na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Com a pandemia de Covid-19, a aplicação do exame foi realizada em fevereiro de 2021. Entre os presos de São Paulo, 2.444 pessoas tiveram média aritmética igual ou acima de 450 pontos e não zeraram a redação. No Vale, 263 presos foram aprovados no Enem PPL. 

Esses sentenciados estão aptos a concorrerem a uma vaga no Ensino Superior no segundo semestre de 2021, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Cozinheiro na unidade prisional, o reeducando Donizetti vivencia a oportunidade de estudar gastronomia e se profissionalizar, tornando-se um chefe de cozinha. “Quero e vou sair daqui uma nova pessoa. Eu irei retornar para a sociedade e para a minha família com a sensação de que aprendi e amadureci”, garante ele, que concluiu o Ensino Médio na penitenciária. 

Preparação 

Para treinar os candidatos inscritos no Enem PPL, a SAP proporcionou um cursinho preparatório com 160 horas de aulas a distância. A medida é inédita e foi possível graças a uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto SEB. 

Foto ilustrativa: Caio Daniel/SAP

No Vale, participaram da última edição do Enem PPL reeducandos de 10 unidades prisionais. São elas: o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, o CDP de Caraguatatuba, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé, o Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, a Penitenciária Feminina 1 “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé, a Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, a Penitenciária 1 “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim, a Penitenciária 2 de Potim, a Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, a Penitenciária 2 “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé.  

Publicidade