Início Pindamonhangaba Defesa Civil e Defesa Animal resgatam cão vítima de abandono e eliminam...

Defesa Civil e Defesa Animal resgatam cão vítima de abandono e eliminam foco de dengue em Pinda

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Na tarde desta segunda-feira (26) a Defesa Civil, Defesa Animal e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Pindamonhangaba resgataram um cão da raça Fila Brasileiro, vítima de abandono e eliminaram diversos focos de dengue em um terreno no bairro do Araretama.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Após diversas denúncias, vistoria no local e tentativa frustrada de acionar o responsável, foi constatado o crime de abandono animal e suspeita de focos de proliferação da dengue. Em ação conjunta, foi montada uma operação envolvendo a Defesa Civil, Defesa Animal, Controle de Vetores, GCM, Canil da Guarda e Polícia Civil.

O autor do ato considerado crime, conforme a Lei Federal 9.605, alterada pela lei 14.064/20, em seu art. 32, sobre maus tratos, será acionado pelas autoridades para responder judicialmente. Ele também incorrerá em sanções de crime contra a saúde pública através da Lei Federal 13.301/16, por não adotar medidas de vigilância e saúde, favorecendo a transmissão da dengue.

Após efeito de tranquilizante para o resgate, o cão acabou caindo dentro de uma piscina com água parada dentro do terreno. Rapidamente os agentes envolvidos fizeram a retirada e transporte do animal, que recebendo todos os cuidados necessários, foi encaminhado para o canil do CEPATAS.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“Foi realmente um sucesso essa ocorrência que acabou envolvendo muitos agentes e tivemos que contar com o apoio de todos. Foi impressionante conferir a alegria dos vizinhos e moradores da região que se emocionaram em ver o animal resgatado, testemunhando que agora o animal será bem cuidado”, comentou o diretor de Defesa Civil e da Defesa Animal, Michel Cassiano.

Publicidade