Home Serra e Litoral Caraguatatuba Defesa Civil de Caraguatatuba reforça sinalização em área atingida por ressaca na orla da Massaguaçu

Defesa Civil de Caraguatatuba reforça sinalização em área atingida por ressaca na orla da Massaguaçu

0
Defesa Civil de Caraguatatuba reforça sinalização em área atingida por ressaca na orla da Massaguaçu
Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A Defesa Civil de Caraguatatuba, com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, vai reforçar a sinalização ao longo da orla da praia da Massaguaçu afetada pela ressaca no último feriado (21). O avanço do mar continua provocando erosão na orla e já levou uma parte do acostamento e chegou na pista de rolamento, onde há uma fina camada de asfalto.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, explica que, embora o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) já tenha feita alguma sinalização no trecho colapsado, ainda há risco para pedestres e ciclistas que transitam pelo local.

“Enquanto o DER não vem fazer a obra de recuperação, vamos ajudar com o aumento do perímetro sinalizado na rodovia Rio-Santos (SP-55) para evitar acidentes”.

Segundo ele, a Prefeitura de Caraguatatuba tem um projeto que prevê o recuo das pistas em direção ao continente, formando um S, para evitar a interferência do mar. “É uma obra mais definitiva que visa resolver esse problema, mas primeiro precisamos resolver o problema desse trecho”, explica Campos Junior.

O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, confirma esta necessidade antes de fazer uma obra definitiva. “Temos o projeto aprovado pelo DER, mas foi antes da intervenção em outro trecho da orla e agora com esse novo incidente, é preciso deixar esse trecho mais seguro”.

Segundo ele, a obra de recuo da rodovia demandaria, no mínimo, seis meses de execução e abrangeria um trecho de 600 metros. Diante da nova manifestação da natureza, o projeto pode sofrer adequação.