Início Variedades Reciclagem de latas de alumínio permanece acima de 97% no Brasil

Reciclagem de latas de alumínio permanece acima de 97% no Brasil

Foto: Tim Redman (EUA)

Índice mantém o País entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas. Do total, cerca de 64% são reciclados pela Novelis, que acaba de anunciar suas novas metas globais de sustentabilidade

Apesar do cenário desafiador diante da pandemia, o Brasil se manteve entre os líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Segundo dados da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio), 97,4% de todas as latinhas consumidas foram recicladas no país em 2020, o que representa 391,5 mil toneladas, ou, aproximadamente 31 bilhões de unidades. Desse total, cerca de 64% foram recicladas pela Novelis, o que representa aproximadamente 19 bilhões de latas.

“A reciclagem faz parte do modelo de negócio da Novelis desde a sua criação. Hoje, temos uma rede com 13 centros de coleta espalhados pelo Brasil e o maior Centro de Reciclagem de Alumínio da América do Sul. Além disso, estamos investindo para ampliar a atual capacidade de reciclagem em 100 mil toneladas, alcançando o potencial de reciclar 490 mil toneladas de alumínio por ano”, afirma Alfredo Veiga, diretor de Metal da Novelis.

Publicidade

Carbono zero até 2050

Entre os compromissos, a líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio tem como objetivo se tornar uma empresa neutra em emissões de carbono até 2050. O primeiro passo para isso será reduzir a pegada de CO2 em 30% até 2026. A empresa também está comprometida em reforçar o modelo de economia circular do negócio, além de promover um local de trabalho mais diverso e inclusivo.

Com suas novas metas ambientais, a Novelis se compromete com:

  • Neutralidade de carbono até 2050;
  • 30% de redução na emissão de CO2 até 2026;
  • 20% de redução de resíduos para aterros até 2026;
  • 10% de redução na intensidade de energia até 2026;
  • Redução de 10% no consumo de água até 2026.

A empresa continuará aumentando o uso de conteúdo reciclado em seus produtos e se engajando com clientes, fornecedores e parceiros da indústria para impulsionar inovações que reduzam a pegada de carbono de seu alumínio. Atualmente, as chapas comercializadas pela Novelis já possuem, em média, 72,5% de conteúdo reciclado. A meta da empresa é um aumento de 4 pontos percentuais no conteúdo reciclado. 

Para mais informações sobre os compromissos de sustentabilidade da Novelis, visite https://www.novelis.com/wp-content/uploads/2021/04/Novas-Metas-de-Sustentabilidade_Novelis.pdf.