Câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) flagraram dois homicídios ocorridos no último final de semana em São José dos Campos nos bairros Jardim Limoeiro (região oeste) e Jardim Santa Inês (leste) e ajudarão a Polícia Civil nas investigações dos crimes.
Com o programa São José Unida, os delegados e investigadores do Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) têm acesso em sua própria unidade e em tempo real às imagens das câmeras, o que tem agilizado as soluções dos delitos.
Os pontos de acesso ao novo sistema tecnológico também foram disponibilizados pela Prefeitura nas sedes de todas as demais forças de segurança que atuam no município.
A implantação do CSI neste mês e a instalação de mil novas câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.
Mais segurança
Com o São José Unida, que reúne as forças de segurança, a cidade registrou em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.
Em relação aos homicídios, foram 37 em 2020 e 38 em 2019. Em 2020 não ocorreram latrocínios (roubos seguidos de mortes) e São José registrou taxa de 5,07 mortes (homicídios + latrocínios) a cada 100 mil habitantes, o menor índice entre as 10 maiores cidades de São Paulo.
O índice joseense é 6 vezes menor do que a média nacional (31,1) e está abaixo das médias do Estado de São Paulo (6,5) e mundial (6,4).