Início Variedades Caminhos para a Cidadania oferece aos professores trilha de capacitação sobre Cidadania...

Caminhos para a Cidadania oferece aos professores trilha de capacitação sobre Cidadania Digital

O Caminhos para a Cidadania, programa de apoio à educação coordenado pelo Instituto CCR – gestor social do Grupo CCR – traz mais uma iniciativa exclusiva: a trilha de capacitação sobre Cidadania Digital. A experiência é exclusiva para os professores que já fazem parte, tendo sido convidados para realizar o curso. Na Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Para orientar sobre o uso responsável da tecnologia no mundo virtual, dentro e fora da sala de aula o Caminhos para a Cidadania vai propor aos professores sugestões de atividades, para que de forma lúdica os alunos aprendam e se conscientizem. São tendências educacionais e demandas de nosso tempo, que está cada vez mais imaterial e hiperconectado.

Publicidade

“Criamos uma trilha de aprendizagem que apoiará o professor nas demandas da nova realidade de ensino e vida, pela qual estamos passando muito vulnerável às notícias falsas, troca incessante de dados e escolhas éticas, precipitadas pelas redes sociais”, explica Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania, pelo Instituto CCR.

Imunidade e Saúde mental | tem vida atrás da tela

Ao final de cada aula, a programação trará uma poderosa reflexão em meio à temática do mundo virtual: como está a saúde mental dos educadores, neste momento de crise e novas demandas, dentro e fora das aulas? Sensível à essa necessidade, o programa Caminhos para a Cidadania, traz para conduzir o módulo intitulado: “Escola da Vida”, um grande parceiro do Caminhos para a Cidadania, que mostrará o quanto a saúde mental é importante para suplantar as demandas frenéticas da esfera digital. Léo Fraiman, psicoterapeuta, educador e autor best-seller da intersecção: “trabalho, família, bem-estar e produtividade”, vai trazer a reflexão sobre o tema, especialmente desenvolvida para o curso. “Saúde mental pode ser a chave de transformação para as nossas tarefas no trabalho e na vida, ainda mais que neste momento, em que quase tudo converge diretamente para a nossa percepção de imunidade, felicidade e harmonia nas relações, ou seja, tudo o que estamos precisando, nesta realidade remota onde tudo fica atrás da tela”, analisa Fraiman, em um vídeo exclusivo da programação.

QUANDO COMEÇA?
As aulas começam nesta segunda-feira, 19/04. O curso é 100% Digital (EaD).
Está curioso? Confira o “teaser” do curso do programa, é só clicar aqui (https://m.youtube.com/watch?v=U74D38gWXUY)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | RESUMO
Introdução ao tema da Cidadania Digital

Segurança na Internet
Fake News
Cyberbullying

Direitos e deveres no “mundo digital”.
OBS: programa oferece certificação para quem concluir o curso.

“O curso vai mostrar que a internet ainda é uma adolescente na vida do planeta. Portanto, ainda estamos aprendendo sobre o comportamento e os fenômenos inerentes à rede, e por isso mesmo, o conceito de cidadania digital é tão poderoso, urgente e aplicável à realidade de todos nós, dentro ou fora do ambiente de ensino”, completa Ariane.