Efeito da vacina reduziu em 95% a presença de idosos acima de 80 anos em UTI e enfermaria covid no município
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou nesta segunda-feira (19) uma estatística por faixa etária dos pacientes internados em UTI e Enfermaria Covid na rede pública do município. O efeito da vacina reduziu em 95% a presença de idosos com mais de 80 anos nos leitos covid.
Apesar do efeito positivo da vacina, a Secretaria de Saúde do município contabilizou que 305 idosos e profissionais da saúde ainda não retornaram para tomar a segunda dose do imunizante.
“Temos esse público que estamos intensificando o chamamento para que retorne aos postos e tome a segunda dose da vacina. São pessoas que já tiveram o intervalo vencido entre a primeira e a segunda dose e que precisam ser vacinadas para ficarem protegidas”, ressaltou a secretária de Saúde, Valéria Santos.
Segundo ela, caso esse segmento não retorne, o município destinará as vacinas para os profissionais de apoio da saúde, que ainda não receberam a primeira dose, devido a ausência de lote complementar por parte do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo.
O efeito positivo da vacina reduziu drasticamente a presença dos idosos nos gripários, Pronto-Socorro e Santa Casa do município, conforme demonstra o quadro abaixo. Em contrapartida, a faixa etária de 20 a 49 anos responde por 40% dos leitos de UTI, enquanto que na enfermaria 56% dos pacientes têm entre 51 e 69 anos.
O município, que tem atingido marca superior a 100% de ocupação há mais de dez dias, conta atualmente com 22 vagas UTI e 51 enfermaria, somente na rede pública.