Início Aparecida 14º Congresso Mariológico de Aparecida confirma palestrantes

14º Congresso Mariológico de Aparecida confirma palestrantes

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Sacerdotes, religiosas e leigo compõem quadro de conferencistas do encontro que acontece em maio

Com o tema “Maria e a Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”, o 14º Congresso Mariológico acontece no formato virtual de 18 a 21 de maio. Faltando pouco mais de um mês para a realização do encontro, a Academia Marial de Aparecida e a Faculdade Dehoniana de Taubaté, instituições responsáveis pela realização do evento, confirmam a participação de sete palestrantes, divididos em 10 conferências ao longo dos quatro dias de estudos.

Os conferencistas vão abordar diferentes visões a respeito do tema principal. O objetivo é se aprofundar na figura da Mãe de Jesus a partir de seu esposo São José e da devoção eucarística.

Publicidade

“Os palestrantes vão inserir a figura de Maria tendo em vista o Magnificat, este canto bíblico que engrandece a Deus por tudo o que realizou na vida dela. Ao mesmo tempo, eles vão nos ajudar a olhar a Mãe de Jesus, que é a mulher eucarística por excelência”, garante o diretor da Academia Marial de Aparecida, padre José Ulysses da Silva.

Os conferencistas são nomes conhecidos no meio teológico. Entre eles, o professor no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, Frei Jonas Nogueira da Costa, doutor em Teologia Sistemática, com ênfase em Mariologia (FAJE); o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, padre Mauro Negro, que também é doutor em Teologia Bíblica; e o Irmão Afonso Murad, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Sacerdote, músico e escritor, padre Joãozinho também é um dos nomes confirmados no Congresso.

O elenco de conferencistas também conta com a participação feminina. A argentina irmã Clara Temporelli, doutora em Teologia e religiosa ligada à Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora, é responsável por apresentar a Mãe de Jesus como mulher eucarística. Já a irmã Lina Boff aborda a relação entre o sacramento da Eucaristia e o Magnificat.

Além dos religiosos, o quadro de palestrantes conta também com a participação do teólogo com especialização em Mariologia, Vinícius da Silva Paiva. O único leigo entre os conferencistas é fundador da Associação Missionária Servos de Maria de Caná e integrante do Movimento Evangelho de Caná da Arquidiocese de Rosário, na Argentina.

“Nossa Senhora é objeto de estudo não só do clero, mas também de muitos leigos. Temos notado este crescimento na procura deste público por temas mariológicos. Por isso vamos trazer leigos, sacerdotes e religiosas que nos ajudam a entender de diversas maneiras a verdadeira devoção à Virgem Maria”, conta padre Ulysses

As inscrições para a participação no Congresso já estão abertas e podem ser feitas em a12.com/congressomariologico até o dia 10 de maio. As vagas são limitadas.

Fonte: Santuário Nacional