A Prefeitura de São José dos Campos reforçou os trabalhos de orientação e fiscalização do comércio com o retorno da cidade à fase vermelha do Plano São Paulo a partir desta segunda-feira (12).
O mutirão é realizado pelos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), com apoio dos guardas civis municipais e policiais militares, estes últimos por meio da Atividade Delegada. O objetivo é garantir o cumprimento das regras sanitárias e evitar a propagação do coronavírus no município.
Com o fim da fase emergencial, que durou quase um mês, voltam a ser permitidas a abertura de lojas de materiais de construção e a retirada de produtos nos estabelecimentos comerciais que vendem artigos não essenciais, mas ainda sem a entrada dos clientes nas lojas.
“As muitas mudanças de fase desde o início da pandemia confundem comerciantes e clientes. Por isso, nosso trabalho de conscientização é muito importante para garantir que todos cumpram as regras”, disse o fiscal de posturas Wender Portugal, 26 anos.
Aprovação
Munícipes e comerciantes consultados apoiaram a intensificação dos trabalhos por parte da Prefeitura e das forças de segurança.
“Os fiscais sempre são muito atenciosos e nos orientam constantemente. Neste momento de agravamento da pandemia, é importante que todos façam sua parte e respeitem as regras, como fazemos na nossa loja”, afirmou o comerciante Luiz Gonzaga Bessa, que tem 70 anos e possui loja no calçadão há 42.
“Os trabalhos de orientação e fiscalização são fundamentais para impedirmos a propagação do coronavírus. Tem muita gente abusando e não respeitando as regras”, disse o autônomo Lucas Souza, 22 anos e mora no Jardim Santa Inês, na região leste.
A população pode ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimento das regras por meio dos canais oficiais: Central 156 (telefone, site e aplicativo) e telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).