Início São José dos Campos São Francisco Xavier recebe sede do Ponto Rural e Sala do Empreendedor

São Francisco Xavier recebe sede do Ponto Rural e Sala do Empreendedor

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Produtores rurais e demais empreendedores do distrito de São Francisco Xavier passam a contar a partir desta segunda-feira (12), com a segunda unidade em São José dos Campos do Ponto Rural/Sala do Empreendedor. A entrega da unidade ocorreu na manhã deste sábado (10). A iniciativa da Prefeitura faz parte do Plano de Governo 2021/2024.

O Ponto Rural/Sala do Empreendedor de São Francisco Xavier vai atender à Rua XV de Novembro, 900, na área central do distrito, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A outra unidade do Ponto Rural na cidade funciona desde 2018, no Alto da Ponte.

Publicidade

A nova unidade vai atender produtores rurais da região da Serra da Mantiqueira. Além de São Francisco Xavier deverão ser beneficiados produtores rurais de cidades paulistas vizinhas como São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal e Joanópolis.

O Ponto Rural é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos em que o produtor rural pode receber gratuitamente orientações e serviços para o desenvolvimento rural e certificação de sua propriedade junto ao INCRA, além dos trâmites obrigatórios para comprovação de vacinações como febre aftosa, brucelose e raiva, do rebanho bovino, bubalino, equino, caprino e ovino.

O Ponto Rural também dispõe de emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal), um dispositivo de controle de sanidade animal imposta pelo governo do Estado necessário para comercialização dos animais ou produtos derivados. 

Valéria Alegrete, diretora da Associação dos Produtores Rurais de São Francisco Xavier considerou fundamental a instalação física do Ponto Rural no distrito. Para ela, a iniciativa deverá apoiar diretamente os empreendedores locais, inclusive para realização de feiras, eventos e vendas de seus produtos, entre outras necessidades.

Sala do Empreendedor

O Ponto Rural de São Francisco Xavier contará também com uma unidade avançada da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Urbanização e Sustentabilidade e do Banco do Povo Paulista, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

De maneira rápida e objetiva, a Sala do Empreendedor dará suporte aos empreendedores que necessitam de alvará de funcionamento, CNPJ Rural, Inscrição Municipal, cursos de capacitação e outros serviços de orientação que já vinham sendo ofertados em escala de plantão no Ponto Rural, da Zona Norte e na Sub Prefeitura do distrito.

Empreendedores de qualquer ramo também poderão protocolar no mesmo local pedidos de constituição de Pessoa Jurídica, MEI (Micro Empreendedor Individual), que poderá ser obtido em alguns minutos ou empresas de outros regimes, como ME (Micro Empresa), EPP (Empresa de Pequeno Porte), entre outras.

No posto avançado também será possível buscar cursos de capacitação oferecidos em convênio com o Sebrae.

SIM

Também poderá ser protocolado no local pelos produtores e comerciantes de produtos de origem animal, o pedido de certificado do SIM (Serviço e Inspeção Municipal).

Todos os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor na Prefeitura estarão acessíveis no Ponto Rural do distrito. 

O posto avançado da Sala do Empreendedor de São Francisco Xavier terá expediente de segunda à sexta-feira, inicialmente, das 9h30 às 15h30, junto ao Ponto Rural. 

A Sala do Empreendedor de São José dos Campos é a primeira criada no país, em 1997.


Banco do Povo

A unidade do Ponto Rural contará com outros serviços fornecidos pela Prefeitura em apoio ao produtor rural como o Banco do Povo Paulista, que oferece crédito a juros reduzidos, atualmente em 0,35%.

Além de produtores rurais, empreendedores gerais do distrito poderão solicitar crédito junto ao Banco do Povo Paulista.

A coordenação do Ponto Rural é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.


Ponto Rural – São Francisco Xavier

Rua XV de Novembro, 900, área central do distrito, ao lado da UPA