Início Variedades Novelis anuncia novas metas globais de sustentabilidade e compromisso em zerar a...

Novelis anuncia novas metas globais de sustentabilidade e compromisso em zerar a emissão de carbono até 2050

Foto: Tim Redman (EUA)
Publicidade

Nova plataforma de sustentabilidade da empresa apresenta comprometimento com a redução da pegada de CO2 em 30% até 2026 e se concentra em pilares de meio ambiente, inclusão e comunidade. Com o maior polo de reciclagem de alumínio da América Latina, Brasil terá importante contribuição na redução  

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, acaba de anunciar um compromisso global de sustentabilidade de longo prazo, com o objetivo de se tornar uma empresa neutra em emissões de carbono até 2050. O primeiro passo para isso será atingir o compromisso de reduzir a pegada de CO2 em 30% até 2026. A empresa também está comprometida em reforçar o modelo de economia circular do negócio, além de promover um local de trabalho mais diverso e inclusivo. 

“Somos o maior polo de laminação e reciclagem de alumínio da América Latina e estamos assumindo um importante compromisso de longo prazo. Desejamos nos tornar um fornecedor líder mundial de soluções sustentáveis em alumínio de baixo carbono, auxiliando o avanço do nosso negócio, da indústria e da sociedade em direção aos benefícios de uma economia circular. Ser empresa neutra em carbono até 2050 nos coloca entre as empresas líderes mundiais no movimento de combate às mudanças climáticas”, afirma Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul. 

Com suas novas metas ambientais, a Novelis se compromete com: 

  • Neutralidade de carbono até 2050; 
  • 30% de redução na emissão de CO2 até 2026; 
  • 20% de redução de resíduos para aterros até 2026; 
  • 10% de redução na intensidade de energia até 2026; 
  • Redução de 10% no consumo de água até 2026. 

A empresa continuará aumentando o uso de conteúdo reciclado em seus produtos e se engajando com clientes, fornecedores e parceiros da indústria para impulsionar inovações que reduzam a pegada de carbono de seu alumínio.  

Segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em 2019, cerca de 97,6% de todas as latas de bebida consumidas foram recicladas no país, e desse total, cerca de 60% foram recicladas pela Novelis. Hoje, as chapas comercializadas pela Novelis já possuem, em média, 72,5% de conteúdo reciclado. 

Empresa também estabeleceu metas de Diversidade e Inclusão 

Pires acrescenta: “Nosso caminho para um futuro mais sustentável e circular vai além de nossos compromissos ambientais. Estabelecemos também metas para o desenvolvimento de equipes mais diversas, que reflitam as comunidades onde atuamos. A Novelis está empenhada em aumentar as representações de gênero e etnia.” 

A líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio está comprometida em ter 30% de representação de mulheres em cargos de liderança e 15% em função sênior nas áreas Técnicas e de Operações até 2024. Para atingir os objetivos, a empresa estabeleceu um conselho global de Diversidade e Inclusão, além de conselhos em cada uma de suas quatro regiões.  

Já para a causa étnico-racial, nos próximos dois anos a meta é de que pelo menos 20% das contratações de profissionais mensalistas sejam preenchidas por pessoas pretas ou pardas. No caso de estagiários, esse número aumenta para 50%.  

A empresa também continuará auxiliando seus Grupos de Afinidade na criação de um ambiente mais inclusivo. 

Igualmente importante é o trabalho da Novelis com as comunidades nas quais seus profissionais vivem e trabalham. Com programas de envolvimento comunitário firmemente estabelecidos, a empresa se compromete a avançar os esforços de responsabilidade social corporativa, investindo ainda mais no programa Novelis Comunidade. Em 2020, a Novelis destinou cerca de R$ 4 milhões especialmente para minimizar os efeitos da pandemia junto à população mais vulnerável. 

Para mais informações sobre os compromissos de sustentabilidade da Novelis, clique aqui.

Publicidade