Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos lança edital para a operação do...

Prefeitura de São José dos Campos lança edital para a operação do transporte público

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos publicou nesta terça-feira (6) o edital de licitação para a concorrência pública internacional para a operação do novo modelo de transporte público do município, prevista para ser iniciada no fim deste ano. O edital está disponível para consulta no site da Prefeitura e a previsão é que a abertura dos envelopes com as propostas aconteça no dia 6 de maio.

A construção do novo modelo de transporte público foi iniciada ainda no fim de 2018. Na sequência, em janeiro de 2019, a Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), firmaram um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade.

A partir daí, a Prefeitura realizou uma série de audiências públicas, oficinas e reuniões para que a população participasse da criação e construção do novo modelo. Um hotsite exclusivo sobre o assunto também foi criado e a população pôde responder a uma enquete e obter informações sobre o projeto, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

Foi com a ajuda dos moradores, inclusive, que foram definidas as premissas do novo modelo: mais conforto e frequência e menor tarifa.

Diferente do contrato atual, vencido pela empresa que apresentou a maior outorga ao município, a futura concessão terá como vencedora a empresa/consórcio que apresentar a menor tarifa técnica.
O futuro modelo de concessão é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas e elevar a qualidade e modernização do serviço.

Tecnologias

A Prefeitura de São José dos Campos inicia no próximo dia 22 uma série de audiências públicas para apresentar as propostas dos editais de tecnologia do novo modelo de transporte público. Elas irão começar sempre às 18h e percorrer todas as regiões da cidade nos dias 22, 23, 26, 27, 28 e 29 de abril.

Publicidade