Início Pindamonhangaba “Atores Sociais” é a iniciativa originária por meio da qual acontece o...

“Atores Sociais” é a iniciativa originária por meio da qual acontece o “Medeia em Faces”

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Programa social do Instituto IA3.ORG já atendeu mais de 500 crianças e jovens desde 2015 e deu origem à CIA de Teatro Variante, que reúne atrizes e atores do elenco do espetáculo “Medeia em Faces”

Tendo como público-alvo crianças e adolescentes dos 10 aos 21 anos, o IA3.ORG (Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem) nasceu em Pindamonhangaba, cidade do interior de São Paulo, no ano de 2008, com projetos sociais em áreas como qualificação profissional para o primeiro emprego, teatro, música, educação ambiental e técnicas artesanais de costura. Com sede no bairro do Feital – região periférica de Pindamonhangaba –, o instituto atua em diversos bairros da cidade localizada RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Entre os projetos na área de cultura está o “Atores Sociais” (teatro), por meio do qual mais de 500 crianças e jovens já foram atendidos desde 2015. Uma das vertentes deste projeto é a Cia de Teatro Variante, que reúne o elenco que atua no espetáculo “Medeia em Faces”, retomado em 2021 com apresentações programadas para abril dentro do edital PROAC Expresso (Estadual), viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc (veja a programação: https://www.sympla.com.br/produtor/ciadeteatrovariante).

O projeto “Atores Sociais” trabalha ferramentas como interpretação cênica e exercício de dramaturgia, e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e o fomento à cidadania e ao protagonismo de crianças e adolescentes. O projeto já realizou mais de 60 ensaios abertos e apresentações públicas.

Além da cultura, o IA3.ORG tem como eixos: programa de aprendizagem, qualificação profissional, geração de renda, acompanhamento sociofamiliar, educação e conscientização e voluntariado.  “O IA3.ORG foi constituído a partir de um ato de amor, e hoje é um amor em movimento, contando com colaboração de voluntários e o apoio de empresas”, destaca Charles Almeida, presidente do Instituto. “Temos muitas histórias nesses 13 anos de atuação, sendo que o trabalho do IA3.ORG é muito mais do que ajudar o jovem na jornada da primeira oportunidade de emprego, mas sim prepará-lo para decisões assertivas na vida, desenvolver suas competências emocionais. A missão do IA3.ORG é contribuir para o desenvolvimento do jovem como agente de transformação de sua própria realidade.”

***

Sobre o projeto Medéia em Faces
Baseado em “Medeia”, tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), e em livre adaptação do dramaturgo Alberto Santiago, o projeto “Medeia em Faces” nasceu em 2012, do sonho do ator pindamonhangabense Mauro Morais. Desde 2018 apoiado pelo Instituto IA3.ORG, por meio do Projeto Atores Sociais, a iniciativa tem como proposta contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, enfatizando a associação do mito à realidade atual nas relações familiares, despertando a visão humana à figura idealizada da mulher, mãe. Nos últimos anos, o projeto conquistou diversos prêmios, como no 6º Festemec (Mogi das Cruzes) e no 2º Festita (Itapeva) – ambos no estado de São Paulo.

Sobre o projeto Atores Sociais
Amparado nas diversas ferramentas de desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia, o projeto Atores Sociais visa ao protagonismo de crianças e adolescentes e ao fomento à cidadania. Em mais de 5 anos de projeto, foram atendidas cerca de 500 crianças e jovens residentes nos bairros do Araretama, Jardim Regina, Piracuama, Feital e bairros circunvizinhos. Neste período foram mais de 60 apresentações ao público.

Sobre o IA3
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos de iniciativa privada com independência administrativa e financeira. Com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de adolescentes através de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 12 anos de atuação no município, são cerca de 4 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como projetos dos Programas Educação para o Trabalho, Incentivo à Cultura e Socialização e Educação e Conscientização Ambiental.

Publicidade