Início São José dos Campos São José Unida se fortalece com Centro de Segurança e Inteligência

São José Unida se fortalece com Centro de Segurança e Inteligência

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (23) a primeira reunião de trabalho de 2021 do São José Unida, programa criado em 2017 e que reúne todas as forças de segurança que atuam no município. No encontro, foi apresentado o novo CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que começará a funcionar no primeiro semestre deste ano.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A implantação do CSI está na fase final com a instalação por toda a cidade das 1.000 novas câmeras inteligentes, algumas inclusive com reconhecimento facial. Os equipamentos possibilitam rastreamento de pessoas, objetos e veículos e detecção de movimento, entre outras tecnologias modernas de videomonitoramento.

As novas câmeras estão sendo instaladas nos locais com maiores índices de violência, onde há maior fluxo de pessoas e veículos, nos principais corredores de ônibus e de comércio e nas proximidades de escolas e unidades de saúde. A Prefeitura irá disponibilizar acessos remotos do sistema para as forças de segurança parceiras.

“São José impressiona. É a Brasília que deu certo. Temos uma margem de 88% de homicídios esclarecidos, isso é um resultado do que essa Prefeitura consegue promover”, disse o delegado divisionário do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), do Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior Um), Mucio Alvarenga.

De acordo com o major José Alexandre de Camargo, subcomandante do 3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que está integrando o São José Unida, a segurança pública de São José é referência para outras cidades. “O Baep de São José participou de alguns treinamentos em conjunto com outros Baeps no Estado, em Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba e, por muitas vezes, os prefeitos dessas cidades comentavam sobre São José dos Campos, como era tratada a segurança pública aqui”, afirmou Camargo.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Iluminação

Já o major Wiker S. Lopes, subcomandante do 46º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), lembrou de como as lâmpadas de LED instaladas pela Prefeitura em toda a cidade interferem na diminuição dos índices criminais. “O ambiente está muito relacionado ao crime. Se a gente não melhorar o ambiente, o crime não acaba.”

O delegado-chefe da Polícia Federal de São José dos Campos, Cleyber Malta Lopes, destacou o acesso remoto ao sistema. “Para a Polícia Federal é importante esse projeto que está sendo implementado com as câmeras. Uma vez disponibilizadas, as ferramentas nós também iremos fazer um bom uso delas”, disse.

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade. Em 2019 e 2020, a cidade registrou os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.

“Essa integração faz com que rapidamente possamos identificar o problema e distribuir para o órgão que pode dar a solução”, disse o tenente-coronel Antônio Moura Pires, comandante do 46º BPMI de São José dos Campos.

“Para a PRF é importante participar dessa integração e procuramos dar sequência nessa parceria com a Prefeitura. Já temos vários trabalhos em conjunto e pretendemos continuar aproximando a PRF da sociedade”, afirmou Fábio Theodoro, chefe da Delegacia da Policia Rodoviária Federal de São José dos Campos.

Publicidade